O Polo Caruaru foi palco de um dos eventos mais importantes para o setor de moda do Nordeste: a 40ª Rodada de Negócios da Moda em Pernambuco (RNMP). Realizada nos dias 4, 5 e 6 de agosto de 2025, a iniciativa da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) e do Sebrae-PE celebrou duas décadas de existência, com uma expectativa de movimentar cerca de R$ 35 milhões em negócios.
A edição, considerada a maior em número de expositores na história do evento, reuniu 200 empresas de 13 estados, como Pernambuco, Goiás, Alagoas e São Paulo. Na ocasião, foram apresentados os lançamentos da coleção Primavera/Verão 2025/2026, que chegarão às vitrines do comércio brasileiro ainda neste semestre.
O presidente da Acic, Cláuston Pacas, destacou a relevância do evento para o fortalecimento do Polo de Confecções. "Duas vezes por ano, os expositores participam de um evento voltado à comercialização, que garante pedidos entre edições e movimenta toda a cadeia da moda nacional. A Associação viabiliza a vinda de compradores de diversas regiões do Brasil, arcando com as despesas, um diferencial do modelo implementado pela Acic na região", afirmou.
O superintendente do Sebrae/PE, Murilo Guerra, ressaltou o papel da Rodada de Negócios como um instrumento de transformação para a indústria de confecções local. "São duas décadas de contribuição para que tenhamos um Polo de Confecções cada vez mais reconhecido pela sua qualidade e diversidade de produtos, e o Sebrae se orgulha disso. Na 40ª RNMP, a instituição apoiou 100 pequenos negócios, subsidiando a participação deles no evento", comentou.
Para celebrar as duas décadas de história, a RNMP contou com uma série de ativações especiais, incluindo uma Linha do Tempo que narrou os principais marcos do evento e homenagens a expositores e compradores que contribuíram para sua consolidação.
Destaques do evento
Mais do que uma feira de moda, a RNMP se consolidou como uma vitrine da força produtiva de Pernambuco e um evento de abrangência nacional. Além das confecções e acessórios, o evento também abriu espaço para fornecedores de soluções e serviços. O InoveTex, por exemplo, foi um espaço dedicado a apresentar novidades em fios, tecidos, aviamentos e tecnologia.
Outra iniciativa de destaque foi o Pernambuco que Cresce, um projeto que visa apoiar micro e pequenas empresas em fase de estruturação ou expansão, oferecendo a elas uma porta de entrada para a participação no evento e no mercado nacional.