O Centro Cultural Cais do Sertão, no Recife, será palco da exposição “Caminhos para Belém – o amor que flui como água”, do fotógrafo e cineasta paraense Alexandre Baena. A mostra, que celebra a fé e a cultura amazônica por meio de registros do Círio de Nazaré, será aberta ao público no dia 1º de julho, às 15h, com um momento especial de acolhimento da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré.
A exposição reúne fotografias que retratam a jornada de fé dos romeiros até Belém do Pará, em uma das maiores manifestações religiosas do Brasil. A mostra já passou por capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, e segue em itinerância até Santa Catarina, encerrando o circuito na capital paraense durante o Círio de 2025.
“É uma alegria imensa receber essa exposição que celebra a fé do povo brasileiro. A presença da imagem peregrina torna esse momento ainda mais especial”, afirmou Keilla Cerqueira, gestora do Cais do Sertão. Como parte da programação, no dia 30 de junho, o Cais do Sertão, em parceria com o Santuário do Morro da Conceição, promove a acolhida da Imagem Peregrina no Recife, com procissão e missa.
A exposição fica em cartaz até o dia 31 de julho, com entrada gratuita durante o horário de funcionamento do museu.