segunda-feira, 12 de maio de 2025

Dantas Suassuna relembra legado de seu pai e a história da Pedra do Reino


A celebração dos 30 anos da Associação Cultural Pedra do Reino despertou uma avalanche de sentimentos em Dantas Suassuna, filho do escritor Ariano Suassuna e integrante da instituição. Entre alegria, emoção e saudade, ele relembrou a primeira visita da família a Belmonte e o caloroso acolhimento que receberam.

Seu pai, um dos maiores expoentes da literatura brasileira, foi homenageado como cavaleiro honorário e imperador da Pedra do Reino, um título concedido pela Associação. Segundo Dantas, a ligação da família com essa tradição vem de longa data, especialmente devido ao romance A Pedra do Reino, que Ariano escreveu ao longo de 12 anos e lançou em 1971.

Para Dantas, a convivência com essa história começou na infância, acompanhando de perto o impacto do livro e sua importância para a cultura nordestina. Transformar a obra em uma experiência real e ver seu legado perpetuado ao longo das gerações é, para ele, um momento histórico.

A comemoração segue como um marco na preservação das raízes culturais e na celebração do trabalho de Ariano Suassuna, mantendo vivo o espírito da Pedra do Reino.