sábado, 19 de março de 2022

Recife recebe 32º Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica

 

Oferecer conteúdo diversificado e atualizado na área de dermatologia, com participação de profissionais renomados, além de propor iniciativas de cunho social. Esses são os objetivos do 32º Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica (CBCD), que acontece no Recife, de 20 a 24 de abril. O evento, realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), conta com palestrantes nacionais e internacionais, trazendo workshops, painéis, cursos teóricos e práticos. As inscrições estão abertas para médicos e estudantes da área. A estimativa é receber cerca de três mil pessoas no evento, sendo dois mil congressistas e um mil profissionais da indústria farmacêutica.

Os encontros vão acontecer no Teatro Guararapes e Auditório Tabocas, ambos no Centro de Convenções de Pernambuco (CECON-PE), em Salgadinho – Olinda, e na Santa Casa de Misericórdia do Recife, no bairro de Santo Amaro. O 32º Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica (CBCD) será o primeiro grande evento na área de saúde realizado no país, desde 2020, início da pandemia da Covid-19. Promovido pela SBCD desde 1989, o Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica é o único evento científico da especialidade no Brasil. Na edição de 2022, o Congresso homenageia os dermatologistas Sarita Martins (PE), Emmanuel França (PE) e Denise Steiner (SP).

“Depois de dois anos sem realizar o CBCD devido à pandemia da Covid-19, voltamos em 2022 com um Congresso repleto de conteúdo e programação diversificada. O Congresso vai trazer o que há de mais atualizado na área, através de especialistas renomados de todo o Brasil e também nomes internacionais. Debateremos sobre as novas tecnologias, dilemas, desafios e tratamentos promissores”, afirma Emerson Andrade Lima, presidente do 32º CBCD e vice-presidente da SBCD.

Na quarta-feira (20), primeiro dia do Congresso, será oferecido um curso intensivo de Tricoscopia, capitaneado pela professora Antonella Tosti, da Itália. Entre os temas do curso, estão: como escolher o dermatoscópio, métodos de padronização e armazenamento de imagens, avaliação das alopecias, biópsia do couro cabeludo e procedimentos capilares guiados por tricoscopia.

Cursos práticos e teóricos serão realizados na quinta, dia 21 de abril. Entre os cursos práticos demonstrativos estão blefaroplastia, transplante de sobrancelha, associação de ácido hialurônico e toxina botulínica no tratamento global da face, correção de orelha de abano, tratamento cirúrgico do vitiligo, tecnologias na correção de cicatrizes de acne, entre outros. Na sexta-feira (22), serão realizados painéis de procedimentos ao vivo. No sábado e domingo, debates com temas diversos.

OLHAR SOCIAL – O Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica é comprometido não só com o cronograma científico, mas também com a solidariedade. Todos os anos são realizados cursos práticos, que permitem a pacientes de baixa renda a chance de realizar procedimentos dermatológicos. Esse ano serão 82 cursos práticos, número recorde da história de congressos de Dermatologia. Além do convite a dermatologistas que vem aprender novas técnicas, o número de pacientes que se beneficiarão com os tratamentos dobrou, comparado aos últimos congressos. Em 2022, as atividades práticas vão atender cerca de 200 pacientes, que de outra forma não teriam acesso aos tratamentos.

Além disso, para esse ano, a comissão do congresso criou o projeto Mala do Bem, com o slogan “Roupa boa, a gente doa”, estimulando os inscritos a doarem roupas e acessórios que não usam mais. As peças recebidas durante os dias do evento vão ser vendidas no Brechó do Bem, no Shopping Recife. O montante arrecado será destinado para ações sociais que beneficiam a população em situação de rua, gestantes e crianças carentes do Recife.

Outras ações sociais que fazem parte da 32ª edição do CBCD são o espaço Além dos Olhos, ambiente onde profissionais com deficiência visual vão oferecer massagens aos congressistas, e a exposição fotográfica “Enquanto Houver Sol”, compartilhando imagens das pessoas e suas histórias, que inspiraram o livro com mesmo nome da exibição. Além disso, no primeiro dia do evento, 48 músicos da Orquestra Criança Cidadã vão tocar com o cantor e compositor Nando Reis.

Protocolos de biossegurança devido à Covid-19

Para a segurança de todos os congressistas e prestadores de serviço, serão atendidas as orientações das autoridades sanitárias governamentais locais. Com base nas regulamentações oficiais, um Comitê de Biossegurança foi criado, com o objetivo de facilitar o entendimento e cumprimento das medidas, assim como auxiliar na tomada de decisões e resolução de dúvidas. Os protocolos podem sofrer modificações até o período de realização, no mês de abril.

Os procedimentos obrigatórios incluem uso de máscaras em todas as áreas do congresso, higienização das mãos com álcool em gel, distanciamento entre os participantes nas áreas do congresso e envio antecipado e obrigatório da carteira de vacinação da Covid-19 com 2 doses, através da plataforma da inscrição on-line. A carteira de vacinação deve ser encaminhada até o dia 30 de março de 2022, pelo site ou aplicativo (https://recife2022.com.br/).

Atualmente, para a realização de eventos em Pernambuco, é necessária a testagem dos congressistas. Por isso, o teste rápido de antígeno negativo realizado com até 24 horas de antecedência ou teste RT-PCR negativo com até 72 horas de antecedência de todos os congressistas vão ser solicitados. Para acesso às festas do congresso, o congressista vai poder ser testado novamente, de acordo com a vigência do Decreto de Lei emitido pelo Governo de Pernambuco. Neste caso, o Congresso será responsável por aplicar os testes.

SERVIÇO:

32º Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica

Dias: 20 a 24 de abril de 2022

Locais: Teatro Guararapes e Auditório Tabocas – Centro de Convenções de Pernambuco (CECON-PE), Salgadinho – Olinda

Santa Casa de Misericórdia, Santo Amaro – Recife

Inscrições e mais informações: https://recife2022.com.br/