quarta-feira, 4 de agosto de 2021

E² Cia de Teatro e Dança apresenta Agnes & Alice, solo de dança protagonizado por Eliana de Santana

 

A obra Agnes & Alice é parte da pesquisa realizada pela E² Cia de Teatro e Dança cujo tema e inspiração - artes plásticas e música - contribuem na construção de uma poética ligada às questões do acaso na criação e à temática do sujeito anônimo. Os temas estão representados, nesta obra, pelas figuras da pintora Agnes Martin (1912 - 2004) e da pianista e compositora Alice Coltrane (1937 - 2007). Ambas foram artistas que escolheram o isolamento e a busca interior para trabalhar em suas respectivas obras. A performance será veiculada pelo Youtube do Portal Mud (youtube.com/museudadanca) a partir do dia 13 de agosto, sexta-feira, 20h. Até o dia 24 de agosto, o vídeo estará disponível neste mesmo canal em tempo integral. Em cena, está Eliana de Santana, intérprete e diretora da obra.

A adaptação, agora na linguagem de vídeo, demandou que o trabalho fosse remontado e filmado numa sala de exposições do Centro Cultural São Paulo. "A pesquisa de dança passava pelas artes plásticas e, nessa nova versão, exigiu também que passássemos pela linguagem artística audiovisual", lembra Hernandes de Oliveira, diretor de arte. A pesquisa para a confecção do espetáculo, cuja dramaturgia é amparada nas ações de um corpo afetado pelo ambiente e o tempo da apresentação, busca traçar um paralelo entre a dança e as artes visuais.

Nesta versão online, uma nova figura histórica também passou a fazer parte das inspirações do grupo: trata-se de Vivian Maier, fotógrafa norte-americana que se especializou na chamada street photography. Por muito tempo ela trabalhou como babá, embora andasse sempre acompanhada de uma câmera, que usava durante seus passeios, registrando a vida em Chicago secretamente. Seu trabalho como fotógrafa foi ignorado em vida e, após sua morte, foram encontradas centenas de vídeos e fotos que se tornaram material de referência na área da fotografia. "O trabalho de Vivian com sombras, enquadramentos e desaparecimentos tem tudo a ver com a nossa pesquisa e com a conversão do trabalho em vídeo", conta Eliana.

A artista conta que esse trabalho, assim como os demais da E² Cia de Teatro e Dança, assume um lugar processual, de desenvolvimento mesmo após a estreia, absorvendo assim novas informações que sejam relevantes para a construção artística. Em Agnes & Alice, o assunto do desaparecimento se dá tanto pelas escolhas das artistas quanto pelos elementos cênicos.