quinta-feira, 15 de julho de 2021

Revitalização da Coroa do avião tem pontapé inicial e ganha projeto masterplan

 

Nesta quarta-feira (14), a prefeita professora Elcione Ramos anunciou o primeiro passo para a revitalização da ilhota Coroa do Avião que pertence ao município. O projeto arquitetônico para a requalificação da ilha está pronto e foi um presente do renomado arquiteto Humberto Zirpoli em parceria com a arquiteta da prefeitura Leda Torres.

O estudo traz o moderno conceito masterplan que se preocupa com as principais questões de uso e ocupação do solo envolvendo a arquitetura, urbanização e a paisagem e com foco na sustentabilidade do local, além do projeto ter um olhar especial no disciplinamento do comércio , com a implantação de quiosques , deckes suspensos de madeira para utilização em maré alta e baixa e mobilidade proporcionando bem-estar ao visitante e comerciante. Para a prefeita professora Elcione , que também ocupa o cargo de vice-presidência Temática e Regional da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) , função que discute novas políticas para o turismo do litoral brasileiro, é chegada a hora de investimentos no belo litoral norte. “Estou encantada e o projeto foi sonhado e planejado , estive por diversas vezes em Brasília e o ministro do Turismo Gilson Machado abraçou a nossa causa , que contempla não só Igarassu e sim todas as cidades da Região Metropolitana Norte. A coroa vai ficar mais bela “, destacou a gestora.

O arquiteto Humberto Zirpoli ressaltou que projeto Retrofit contempla as premissas de sustentabilidade, acessibilidade e preservação da natureza. “Agradeço a oportunidade e lembro que na minha infância e adolescência, a Coroa do Avião esteve muito presente, é um lugar lindo. Estou à disposição da prefeitura e contem comigo , foi um prazer e parabenizo a todos envolvidos nessa empreitada” , frisou Zirpoli.

Participaram também, do pontapé inicial para a transformação da Coroa do Avião , gestores das secretarias de Turismo , Planejamento, Comunicação e do Conselho de Turismo Municipal, Estadual e Regional, além de empresário do turismo. A ilhota da Coroa do Avião está localizada no município de Igarassu, no estado de Pernambuco. Tem aproximadamente 560 metros de extensão por 80m de largura, sendo, basicamente, um banco de areia coberto de vegetação e alguns equipamentos.

Agora, o próximo passo será em Brasília , onde a prefeita Elcione seguirá para um tour nos ministérios em busca de mais recursos para a cidade e em especial, na pasta do Turismo, onde fará a entrega do projeto masterplan da ilhota.

lmprensa lgarassu PE