domingo, 9 de maio de 2021

Dia de Cooperar promove empreendedorismo juvenil e Educação Financeira em PE

 

“Vem Transformar Necessidade em Oportunidade, Atitudes Simples Movem o Mundo” é o tema do Dia de Cooperar em 2021, um movimento nacional do Sistema OCB, da qual a Sicredi Pernambucred é integrante. Esse projeto será realizado com o apoio do Sescoop/PE e em parceria com organizações locais, como a ONG Instituto Periferia & Cidadania. A programação conta com ações de estímulo ao empreendedorismo juvenil e a Educação Financeira.

Para começar, será realizado o projeto “Aí Delivery”, na comunidade do Engenho do Meio e Roda de Fogo. O objetivo é durante o mês de maio arrecadar doações de bicicletas para um projeto de empreendedorismo juvenil. “Estimulando a prática dos valores e princípios cooperativistas, vamos contribuir para o desenvolvimento socioeconômico desses jovens”, destaca Luís Aureliano de Barros Correia, Presidente do Conselho de Administração da Sicredi Pernambucred.

Será através da 7ª Gincana da Solidariedade que as equipes das agências da Sicredi Pernambucred mobilizarão associados e amigos a doarem bicicletas usadas ou novas que serão customizadas para o projeto local.

Já durante o mês de julho é que acontecerá a ação de Educação Financeira nas Geladeiras Culturais PE, com a doação de 1500 coleções de gibis da Turma da Mônica sobre esse tema, em vários municípios. “Disponibilizar esse material é uma forma de fortalecer essas iniciativas locais de fomento a leitura, proporcionando às crianças e adolescentes oportunidades de despertar curiosidade e interesse sobre uma questão tão importante que é a educação financeira”, fala Luís Aureliano. Segundo ele, é necessário que todos tenham o compromisso em promover o Desenvolvimento Sustentável, por meio do acesso ao trabalho decente e crescimento econômico, Educação de qualidade e redução das desigualdades.

Em 2020, mesmo com o distanciamento social, o Dia C alcançou números recordes em todo o país. Foram mais de 7,8 milhões de pessoas beneficiadas por 2,8 mil ações inscritas, sendo que 76% delas foram voltadas a minimizar os impactos causados pelo corona vírus. Este ano, a celebração nacional do Dia de Cooperar será realizada no dia 03 de julho, com programação pelo Youtube.