Sabores da Tia Val

Sabores da Tia Val
Encomendas pelo Direct do lnstagram

segunda-feira, fevereiro 15, 2021

Pós-graduação em Escrita Criativa estreita caminho entre Pernambuco e Rio Grande do Sul

 

Depois que se formou no doutorado em Escrita Criativa e conheceu o professor Luiz Antonio de Assis Brasil (foto) – criador da primeira oficina literária do país – a escritora Patricia Tenório entendeu que Pernambuco e Rio Grande do Sul poderiam e deveriam estar mais próximos no quesito literatura. Ainda em 2017, com o professor Assis Brasil, Patricia criou o I Seminário Nacional em Escrita Criativa de Pernambuco, dentro da 11º Bienal do Livro de Pernambuco, reunindo vários autores e pesquisadores do país. O evento foi um sucesso, e a autora partiu para algo mais ousado: a primeira turma de pós-graduação em Escrita Criativa de Pernambuco, estabelecendo de vez uma parceria entre a Universidade Católica de Pernambuco e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Com alunos formados e muito empolgados com o resultado da primeira turma, a Unicap e a PUCRS aprovaram e anunciaram a segunda turma. As inscrições estão abertas e vão até o dia 22 deste mês (fevereiro). O curso tem oito módulos com 45 horas/aula cada, iniciando em março/2021 e finalizando em abril/2022.  Os professores Adriano Portela, Robson Teles e Moema Vilela são os coordenadores dessa segunda turma da especialização. 

Oficialmente o curso tem o modelo presencial de aulas, com a proposta de 15 horas presenciais uma vez por mês, às sextas das 18 às 22h e aos sábados das 08 às 12h e 14 às 18h, e 30 horas/aula EAD (Ensino à Distância) distribuídas em três semanas subsequentes. No momento, porém, por conta da pandemia, todas as aulas vão seguir, provisoriamente, à distância. A  coordenação estará atenta às determinações municipais, estaduais e das universidades em respeito ao retorno ou não do modo presencial.

A estrutura curricular foi pensada para ser abrangente, abarcando diferentes gêneros literários e aspectos variados da criação na literatura. Para tanto, é importante que o/aaluno/a conheça a História e o alcance acadêmico da criação literária, que dará base para o estudo dos textos poéticos, narrativas de ficção e de não ficção. Disciplina a ser ministrada pelos professores Luiz Antonio de Assis Brasil e Robson Teles. 

Nessa perspectiva, a Oficina de Poesia (professor Altair Martins), a Oficina de Narrativa I – Contos (professor Arthur Telló) e a Oficina de Narrativa II – O romance e a novela (professora Julia Dantas) buscam estimular a fluidez na escrita dos textos dos participantes em cada gênero proposto.  Igualmente, a Crítica Genética (professor Lourival Holanda) e Literatura e Outras Artes (professor Adriano Portela) ajudarão a espelhar nas produções dos alunos os processos de criação dos escritores, cineastas e artistas plásticos pesquisados.  

A fim de contemplar a produção de textos de caráter não ficcional e acadêmico, será oferecida a disciplina Oficina de Criação – Texto não ficcional e Outras Linguagens (professor Bernardo Bueno). Para facilitar a inserção do aluno no sistema literário, entra em cena a disciplina Empreendedorismo literário (professora Moema Vilela) abordando criação de eventos, publicação e divulgação de livros em diversas plataformas.  

Dúvidas sobre o curso podem ser esclarecidas por meio do e-mail da pós: especializacao@unicap.br ou diretamente com o coordenador Adriano Portela reporterportela@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário