segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Organizar a casa nunca foi tão fácil

 

A quarentena fez com que as pessoas mudassem os seus hábitos, já não é mais novidade. Passando mais tempo no lar, percebemos como muitas vezes deixávamos esse espaço de lado, sem nos preocuparmos muito com a organização da casa. Mas, devido ao momento, as pessoas estão interessadas em ter um lar com mais conforto, praticidade e segurança. E a afetividade é a grande tendência atual. E para que a organização da casa seja mais afetiva, é preciso você determinar um lugar para cada coisa. Com os objetos tendo um local definido para ficar, é mais fácil manter tudo sempre bem arrumado. E para manter o lar sempre arrumado, o Home Center Ferreira Costa tem algumas dicas.  

Os nichos são muito úteis para guardar itens decorativos, mas também livros, utensílios domésticos, brinquedos, entre outras peças. Cestos e caixas plásticas também são excelentes para manter tudo organizado, principalmente dentro dos armários, otimizando suas tarefas e o tempo quando precisar encontrar o objeto procurado. 

E por falar nisso, os quartos além de ter a personalidade dos donos, também precisam ser funcionais. A Ferreira Costa acredita que, além do design, apostar em armários e gavetas é fundamental.  

Ao contrário dos quartos, a sala de estar é o cartão de visita do lar. Um espaço onde recebemos visitas, uma passagem para os demais cômodos. Por isso, a Ferreira Costa acredita que além de uma linda decoração, apostar em estantes e nichos é uma boa decisão, serão especialmente úteis para guardar aqueles pequenos objetos, os maiores causadores de desorganização na casa. 

Indo para a cozinha, a dica da Ferreira Costa é separar o que é sempre utilizado do apenas usado ocasionalmente. Talheres e louças mais finos, usados apenas em ocasiões especiais por exemplo, podem ser guardados em um local separado das peças do dia a dia. 

Já para os alimentos, você pode apostar em potes, prateleiras e nichos, para que tudo esteja sempre à disposição e seja facilmente encontrado, quando for preparar alguma receita. Para organizar panelas, potes e outros itens, uma boa ideia é usar secadores de louça dentro dos armários. Assim, você poderá colocar as tampas nesses suportes, evitando que se percam. As panelas e os potes propriamente ditos podem ser guardados um dentro do outro, de modo a otimizar o espaço. 

No banheiro, a dica da Ferreira Costa é colocar prateleiras em locais diferentes. Nelas podem ser guardados os produtos de higiene usados com mais frequência. Caso use balcões e prateleiras, guarde os objetos com menos uso mais acima, longe do alcance das mãos. Desse modo, você não terá dificuldade para acessar aquilo que precisa no dia a dia. Os ganchos na parede também são uma excelente alternativa para pendurar toalhas ou as roupas para usar depois do banho. Ter um cesto para a roupa suja também é importante, evitando peças espalhadas pelo cômodo. 

Embora seja um espaço utilizado para afazeres domésticos, a lavanderia não deve ser sinônimo de quarto da bagunça. É possível manter tudo muito bem-arrumado por aqui, para evitar perda de tempo quando você for lavar ou passar a roupa. 

A dica do Home Center: balcões para guardar os produtos de limpeza indispensáveis nesse ambiente. Também é preciso investir em cestos, para a roupa suja ser devidamente separada. Isso é recomendável para uma peça colorida não parar dentro da máquina de lavar com as brancas, por exemplo, fazendo um grande estrago. 

Outra dica da Ferreira Costa é o cantinho do Home Office e o Homes School. Pois, viraram tendência, que mesmo após a pandemia, várias empresas e escolas ainda manterão essas práticas. Logo, é preciso olhar para a organização da casa até mesmo para trabalhar e estudar. Criar um ambiente tranquilo, com uma boa iluminação (busque o apoio de uma luminária, além da lâmpada do teto), com um espaço relativamente amplo (não precisa ser gigante) para colocar uma escrivaninha e uma estante. Um pouco de espaço para locomoção sempre é bom. Crie rotina. Entenda de forma ampla seus horários e suas tarefas. Porta bilhetes, post it e quadros de avisos sempre ajudam a não nos deixar esquecer. 

Por falar em Home School, com as crianças cada vez mais em casa, a dica do Home Center Ferreira Costa é ter nas paredes tintas laváveis, antimanchas, além de um detergente desengraxante que ajuda na limpeza e remoção de gorduras, óleos, graxas e outras sujeiras. E para aqueles pais com pequenos que adoram se exceder nos desenhos, pintando o chão, as paredes ou até mesmo que adoram colar tudo em todo o lugar, a dica é produtos que tira grudes, que remove etiquetas, manchas, sujeiras e toda aderência. Age sobre o produto amolecendo a sujeira facilitando a limpeza.