quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

CTTU faz mudança de trânsito e inicia sinalização de ciclofaixa para conectar rotas do Ibura ao bairro de Boa Viagem

Para investir na mobilidade ativa dos cidadãos no bairro do Ibura, Zona Oeste da Cidade, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), implantará um novo plano de circulação para a Avenida Dom Hélder Câmara, que inclui uma rota ciclável e, ainda, uma mudança de circulação para os veículos. A nova circulação entrará em vigor no sábado (27), quando também será iniciada a implantação da ciclofaixa. Agentes e orientadores de trânsito estarão no local durante o primeiro mês da mudança para dar informações aos condutores, ciclistas e pedestres.

A nova ciclofaixa, nomeada de Dom Hélder Câmara, tem previsão de entrega até o final de março. A rota será importante para ligar o Ibura ao Bairro do Recife, passando pela Avenida Dom Hélder Câmara e pelas ruas São Nicolau, Virgínia Heráclio, Blumenau, Potengy e Itaquicé. Esse equipamento terá conexão com a Ciclofaixa Paris. Com a nova rota, o Recife passará a contar com 79 km interligados entre a Zona Sul e a Zona Oeste. Em toda a cidade, já são 148 km de rotas cicláveis, o que representa um aumento de 516% desde 2013, quando havia 24 km.

De acordo com contagens volumétricas da Prefeitura do Recife, estima-se um fluxo diário de 800 ciclistas por dia na Avenida Dom Hélder Câmara, o que é considerado alto e, com a implantação da ciclofaixa, tende a aumentar. A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, destaca essa rota como a primeira da gestão e reafirma o compromisso com a mobilidade ativa. "Estamos caminhando para entregar mais 100 km de rotas cicláveis ao povo do Recife durante esses próximos quatro anos, começamos por aqui, na Zona Oeste, que tem um número alto de ciclistas que se locomovem, principalmente, para trabalho e estudo. As nossas equipes estão dedicadas em trabalhar ainda mais para entregar o melhor para a cidade", diz.

Com a mudança de circulação que se inicia no sábado (27), os condutores que estiverem na Avenida Dom Hélder Câmara e desejarem seguir em direção ao bairro de Areias poderão acessar a Avenida Recife com um giro antecipado à esquerda, que será aberto no canteiro central. O giro à esquerda na imediação da Avenida Recife será proibido, o que garantirá mais fluidez aos veículos nesta via.

lmprensa Recife