domingo, 24 de janeiro de 2021

Sport: Saga de 1987 está sendo transformada em livro

 

O radialista, e rubro-negro de coração, Reginaldo Correia Silva (Foto ao lado) leva literalmente o lema do torcedor do Sport no coração: #PeloSportTudo. Seu TCC foi em rádio e teve o titulo  “Sport o Brasil é Teu! Legítimo e Único Campeão Brasileiro de 1987”, feito ao lado do amigo Ademilson Santos. Agora, Correia quer publicar e está correndo atrás de recursos financeiros para isso.

Além do registro futebolístico, Correia também tem uma iniciativa cidadã: parte do que for arrecadado para o financiamento do livro deve ser doado para o Hospital do Câncer de Pernambuco. O blog fez uma entrevista com o radialista, que nos fala com entusiasmo do livro, que tem prefácio de Maciel Junior e posfácio de Valdir Oliveira, que também foi o orientador do TCC. Veja a seguir a entrevista de Reginaldo ao Blog:

 

 1) Como surgiu a ideia de fazer o livro?

A ideia de escrever um livro sobre o título de campeão brasileiro de 1987 conquistado pelo Sport Club do Recife surgiu em 2009 quando eu e meu amigo Ademílson Santos fizemos um projeto de conclusão do curso de Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV pela Faculdade Maurício de Nassau Recife cujo tema era exatamente o Sport Campeão brasileiro de 1987. Sob a orientação do nosso orientador Valdir Oliveira, fizemos um programa de rádio de 30 minutos com entrevistas, gols narrados no rádio, hinos. Anos após eu resolvi transformar a experiência em livro devido ao fato de não haver livros sobre o assunto que consideravam o Sport como campeão brasileiro de 1987. Havia muitos livros que consideravam o Flamengo. Embora com o passar dos anos surgiram alguns livros que consideravam o Sport como campeão, porém com visões mais jornalísticas e de debate. Com “Sport o Brasil é Teu! Legítimo e Único Campeão Brasileiro de 1987”  eu queria ser apenas comemorativo e o livro mostra que o torcedor do Sport não precisa provar que o Sport é o Campeão Brasileiro de 1987 e sim comemorar e mostrar pra todo mundo. Afinal, um clube de futebol e sua torcida sempre viverão de títulos e CONQUISTAS.

2) Quem foram seus entrevistados?

Além de uma pesquisa intensa em sites, jornais, livros e programas de TV, o livro tem uma entrevista importante com o autor do gol do título, o zagueiro Marco Antônio. O prefácio é do comentarista da TV e Rádio Jornal do Commercio Recife e Posfácio do escritor, professor, apresentador e diretor de TV, Valdir Oliveira. “Sport o Brasil é Teu! Legítimo e Único Campeão Brasileiro de 1987” é um produto licenciado pelo Sport e será futuramente vendido nas lojas físicas e virtuais do clube

3) Quanto seria necessário para conseguir fazer o livro?

Não há um limite de valor de arrecadação, pois, serão publicados tantos livros quanto o valor arrecadado permitir e quanto mais arrecadar mais poderá ser repassado para os pacientes do HC de Pernambuco. O valor para participar do projeto de publicação do livro é de R$ 100,00 que inclui a reserva de um exemplar autografado do livro + a taxa de envio pelos Correios + a porcentagem do valor do licenciamento pago ao clube + a doação de R$ 15,00 para os pacientes do Hospital do Câncer de Pernambuco.

4) O que o leitor e torcedor pode esperar do seu livro?

Diferente de outros livros sobre o assunto, o livro “Sport o Brasil é Teu! Legítimo e Único Campeão Brasileiro de 1987” é um livro puramente comemorativo e de manutenção histórica dessa grande e inesquecível conquista do clube pernambucano. Não há em suas páginas a intenção de tentar provar nada, pois, o Sport além de conseguir o título dentro de campo também conseguiu vencer em todas as instâncias judiciais inclusive no STF duas vezes onde não cabe mais recurso O livro tem as fichas técnicas dos jogos do Sport tanto durante o campeonato brasileiro de 1987 como no campeonato do ano anterior e na disputa da Taça Libertadores da América de 1988 que o Sport participou justamente por ser campeão brasileiro de 1987. O livro ainda tem fotos, classificação final, uma breve cronologia jurídica e tudo que ocorreu nos demais módulos do campeonato.

Serviço

Seguem os dados bancários para quem quiser reservar o seu livro e participar do projeto solidário em benefício dos pacientes do Hospital do Câncer de Pernambuco

Banco Caixa Agência 0050
Conta: 013.00004310-3
Ou pelo Pix: 03935405456