terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Pfizer e AstraZeneca descartam possibilidade de venda de vacinas a empresas no Brasil

 

Em comunicado divulgado na tarde desta terça-feira, a farmacêutica Pfizer também descartou a venda de vacinas à iniciativa privada brasileira. O laboratório AstraZeneca, que também produz um imunizante contra o vírus, já havia negado a possibilidade, que tem sido analisada por um grupo de grandes empresas e foi endossada pelo Governo Federal. 

A nota da Pfizer diz que a empresa "entende que a vacina contra a Covid-19 é um bem que deve ser oferecido à população em geral, por isso estamos comprometidos a trabalhar em colaboração com os governos em todo o mundo para que a vacina seja uma opção na luta contra a pandemia, como parte dos programas nacionais de imunização". A empresa diz que segue em negociação com o governo brasileiro para fornecer a vacina desenvolvida pelo laboratório no plano nacional de imunização.

O laboratório AstraZeneca descartou comercializar doses à iniciativa privada por enquanto, mesmo com o aval do governo brasileiro. "No momento, todas as doses da vacina estão disponíveis por meio de acordos firmados com governos e organizações multilaterais ao redor do mundo, incluindo da Covax Facility, não sendo possível disponibilizar vacinas para o mercado privado", disse a empresa em comunicado emitido nesta terça-feira.

"Nos últimos 7 meses, trabalhamos incansavelmente para cumprir o nosso compromisso de acesso amplo e equitativo no fornecimento da vacina para o maior número possível de países ao redor do mundo", completou a nota, que cita o acordo da empresa com a Fiocruz para disponibilizar 100 milhões de doses da vacina.