sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

SCGE reúne representantes das Unidades de Controle Interno

 

A Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), por meio da Diretoria de Monitoramento, Avaliação e Controle (DMAC), promoveu na tarde da última quinta-feira, dia 17, a segunda e última Reunião Técnica das Unidades de Controle Interno (UCIs) em 2020. Transmitido via plataforma Google Meet, o encontro contou com a participação de quase 90 pessoas.


O secretário-executivo da SCGE, Daniel Penaforte, abriu a programação parabenizando as equipes da DMAC e das UCIs pelo trabalho desenvolvimento ao longo de um ano tão desafiador por conta da Covid-19. Em seu discurso ele destacou, ainda, a importância do papel das unidades no fomento da gestão de risco. “A UCI é peça chave nesse processo”, disse.


Na sequência, Cristiana Borges e Cristiane Ferreira, respectivamente, diretora e coordenadora das Ações de Controle Interno da DMAC, apresentaram o balanço das atividades realizadas em 2020 e as projeções para 2021. Elas destacaram as reuniões realizadas com os membros das UCIs; os relatórios de monitoramento do Índice de Adequação ao Sistema de Controle Interno (IAS) e do Índice de Adequação das Estatais (IAE) gerados; o caderno de boas práticas produzido; dentre outras atribuições.


Na ocasião, também anteciparam que o resultado do ranking de desempenho das UCIs, referente ao ano de 2020, será divulgado na 1a Reunião Técnica de 2021, prevista para o mês de fevereiro. O encontro abriu espaço ainda para a coordenadora de Auditoria de Obras Públicas da SCGE, Claudia França, falar sobre o Boletim Orientativo da Diretoria de Auditoria (DAUD). Lançado recentemente pela Controladoria, o documento traz orientações técnicas, administrativas e jurídicas, visando a melhoria da gestão dos processos das secretarias e órgãos do Poder Executivo Estadual. Ela pediu o apoio das UCIs para a divulgação da iniciativa junto aos órgãos.


O evento foi marcado, ainda, pela palestra de Pedro Hilário, chefe da Unidade de Controle Interno da DMAC, que abordou o tema “Gestão de Riscos - Desafios e Perspectivas”, com ênfase nos conceitos de missão, visão e valores. Na ocasião, ele apresentou exemplos de alguns eventos de risco e medidas de controle. De acordo com Cristiana Borges, em 2021 a DMAC deverá promover oficinas sobre a temática.


A programação oficial foi encerrada com um bate papo com o comunicador social e terapeuta comunitário, Guga Zen, sobre o tema “Compassiva Mente”. Ele enfatizou que o caminho da felicidade passa pela empatia (sempre se colocar no lugar do outro), compaixão (ter a intenção amorosa de que o outro se liberte de suas pertubações) e altruísmo (que resulta da empatia mais a compaixão). Finalizando o encontro, o servidor Lucas Milet, da equipe da DMAC, fez uma apresentação musical. “Foi um encontro para alinhar ideias e conceitos”, resumiu a diretora Cristiana Borges.


lmprensa SCGE PE