sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Festival Coquetel Molotov propõe imersão em Mundo 3D

 

Apresentado pela TNT Energy Drink, com patrocínio da Natura Musical, Itaipava, Uninassau e com incentivo do Sistema de Incentivo a Cultura do Recife, o festival No Ar Coquetel Molotov, um dos festivais de música mais importantes do Brasil, serve em sua próxima edição vivências de música, arte, mundo 3D e mantém sua força curatorial com atrações nacionais e internacionais, oficinas, mentorias, pitching no período de 11 a 23 de janeiro.

Lia de Itamaracá, Derek, Alessandra Leão, Test, Perera Elsewhere, Thelmo Cristovam, Miãm, Luiz Lins, Bella Kahun, Bell Puã, Avoada, Amaro Freitas, Jup do Bairro, Ava Rocha, Boogarins, Thelmo Cristovam, Hrönir, Cássio Sales, Ciel Santos, Siba Carvalho, Guma, Mooniz e HoodBob são alguns dos nomes que compõem o line-up dessa edição que já está sendo comentada como o abre-alas cultural de 2021.

O desejo central de fomento da cena alternativa musical ao mesmo tempo que une outras manifestações artísticas, ganha nova forma em uma série conceitual gravada entre elementos naturais e urbanos. Como locações para esta obra estão a vegetação, as montanhas, o som dos animais, o açude do espaço Criatório, estúdio de gravação/ateliê localizado em Gravatá (PE) e a Fauhaus, em São Paulo. Com produção audiovisual da Bateu Castelo, a série tem direção musical de Benke Ferraz (Boogarins) e gravação de áudio do Fábrica Estúdios.

Outro ponto alto do festival é um Mundo Imersivo 3D desenvolvido especialmente para a ocasião pelo grupo Rosabege. Com entrada pelo site do festival, o público poderá criar seu avatar e percorrer o espaço em três andares.

Estas ativações virtuais incluem espaços para ouvir as novidades sonoras da Natura Musical, conferir as novidades da Uninassau, visitar uma exposição inédita com a linha do tempo através dos posters dos 16 anos de festival, dar um pulo no espaço da TNT e ver a Galeria Aberta de artistas LGBTQI+ com curadoria de TRANSÄLIEN (MARSHA!). 

No Espaço Pontes – Oi Futuro British Council, o público vai poder participar de uma apresentação exclusiva da produtora britânica Perera Elsewhere. Ela ainda participa do festival ministrando fora do mundo 3D uma oficina de três dias num processo imersivo e também participa de um talk com Alessandra Leão, que acontecerão via Zoom. A programação de oficinas e encontros será divulgada em breve.

A diversidade musical do lineup do No Ar floresce com presenças como a da revelação Jup do Bairro, o regionalismo do ilú de Alessandra Leão, a psicodelia dos goianos do Boogarins num encontro inédito com a avant-garde Ava Rocha, o metal e o peso do Test, o trabalho performático da carioca trans Aretha Sadick (foto), que une música, moda e teatro, além do flow de um dos maiores expoentes do trap nacional, o paulistano Derek.

E pra completar, a Natura Musical soma no lineup com a apresentação da tradição da ciranda de Lia de Itamaracá, o instrumental refinado e torto de Amaro Freitas e as letras sensíveis e tocantes e o beat complexo do trio Tuyo. Todos artistas com trabalhos lançados pela marca que mais investe em música.

Também fica claro o recorte voltado para cenas artísticas pernambucanas, com um belo recorte do que há de melhor da cena local em revelações como Luiz Lins, compositor da zona da mata pernambucana que bebe do hip hop, rap e R&B e traz uma sonoridade que passeia pela MPB, soul e brega.

O festival traz ainda a composição forte e a voz marcante de Martins, o regionalismo do violão certeiro de Bella Kahun, natural de Garanhuns e integrante do PE SQUAD, a poesia falada, o spoke de Bell Puã, que já representou o país no Poetry Slam World Cup em Paris (2018) e foi convidada da FLIP 2019.

Este lineup também reserva atrações como o coletivo Avoada de Marília Parente, Feiticeiro Julião, Juvenil Silva e Marcelo Cavalcante com seu rock rural, psicodelia e música popular nordestina. A música experimental, que sempre foi uma marca do evento, vem com o instrumental eletrônico de Thelmo Cristovam, com o improviso e a música computadorizada e de instalação do Hrönir, além do noise experimental lo fi do projeto solo do músico, compositor e produtor Cássio Sales, Miãm.

Através da Convocatória do CQTL MLTV criada para promover mentorias para carreiras artísticas em início de construção, o festival quer impulsionar o cenário independente de Pernambuco com a seleção destes diversos artistas e grupos:

Criação Artística: Siba Carvalho, Ciel Santos, Guma, Mooniz e HoodBob.

MENTORIAS: Caio Lira, Carlos Ferrera, Galvöao, Luamarte, Marília Parente, Nolasco, Ororo, Platônicca, Schnneider e Yannara.

PITCHING: A Trupe Poligodélica, Carlos Ferrera, Gabriela Martinez, Marília Parente, Matheus de Bezerra, Mono.blu, Mun Há, Ororo, presságio, RoB, Schnneider e Surt.

O banca de instrutores desse programa é formada por Ana Morena (Festival DoSol), Benke Ferraz (Boogarins), Marina Amano (Listo Music) e Mazili Benning (PE Squad). produtores de significância conceitual e mercadológica nacional e internacional.

CONSELHO CQTL MLTV - Ainda sob a perspectiva de inovação de 2020, surge o Conselho CQTL MLTV, com diversos produtores, artistas e curadores do Brasil, formulando possibilidades que reforcem o compromisso do festival com a música, a igualdade de gênero, a acessibilidade, a inclusão e a preservação do meio ambiente. 

Ana Flor, Benke Ferraz, Carol Mattos, Jorja Moura, Laura Damasceno, Mariama da Mata, Maurício Spinelli e Thamires Cordeiro são alguns dos nomes que fazem parte do Conselho junto com a equipe do festival.

Primando por uma curadoria artística com novos talentos e revelações do Brasil e do mundo, o Molotov reflete o que há de melhor na vanguarda de festivais independentes, com programação o ano inteiro. Mais que um festival, o No Ar é uma plataforma de expressão que envolve igualdade de gênero, discussões sobre o mercado musical e shows. 

Um festival de resistência que fortalece suas ativações com importantes parcerias, a exemplo da Women Friendly - Empresa Amiga da Mulher e Keychange, iniciativa internacional pioneira, que estimula o equilíbrio de gênero na programação dos festivais e encoraja as mulheres a transformarem o futuro da música.

"A parceria com o Coquetel Molotov tem sido muito positiva para nós, ainda mais no momento em que estamos vivendo, em que levar o entretenimento de qualidade e de forma segura se tornou tão importante. Quando olhamos a vibração e respeito do público por cada parte desta experiência, que envolve não só a música, mas também pilares importantes para a TNT, como arte e cultura, temos a certeza de que a parceria é especial", pontua Eliana Cassandre, Head de Marketing do Grupo Petrópolis

TNT Energy Drink apresenta

No Ar Coquetel Molotov - 17ª edição
11 a 23 de janeiro de 2021
Patrocínio: Natura Musical, Itaipava, Oi Pontes, Uninassau
Incentivo pelo Sistema de Incentivo a Cultura do Recife
Apoio: Pitú e Rappi
Mídia Oficial: O Grito!, Brasileiríssimos, Minuto Indie, Rádio Universitária FM
Mais informações: www.coquetelmolotov.com.br