Sabores da Tia Val

Sabores da Tia Val
Encomendas pelo Direct do lnstagram

sábado, dezembro 12, 2020

Recife lembra as vítimas do trânsito em evento educativo

 

Com o objetivo de conscientizar o recifense para a necessidade de ter condutas seguras e responsáveis no trânsito, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), em parceria com a Iniciativa Boomberg para Segurança Viária Global, promoveu, nesta sexta-feira (11), um evento educativo em alusão ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito, lembrado no último dia 15 de novembro. Uma escultura assinada pelo cearense Marcelo Santiago com o número "122" representa a quantidade de mortos no trânsito durante 2019, mostrando também latarias de veículos e capacetes de motociclistas. A escultura foi instalada na avenida Rio Branco.

Entre as infrações mais cometidas no trânsito de Recife em 2019, estão: transitar até 20% acima da velocidade permitida na via (35%), estacionamento irregular (em desacordo com a sinalização ou sobre a calçada) (30%), dirigir utilizando o telefone celular, avanço de sinal vermelho ou parada sobre a faixa (8%) e transitar entre 21% e 50% acima da velocidade permitida na via (4,1%). São infrações que colocam diretamente em risco de acidentes de trânsito ou, no caso da velocidade, são capazes também de agravar as lesões em um acidente de trânsito.

Em 2019, os números contabilizados até o momento pelo Comitê Municipal de Acidentes de Trânsito (Compat), formado por órgãos municipais e estaduais, registram a morte de 122 pessoas em decorrência de acidentes de trânsito ocorridos nos Recife. O Compat aponta, ainda, que o Recife está entre as cinco capitais brasileiras que alcançaram a meta global de redução de mais de 50% dos óbitos por lesões no trânsito na última década. O secretário de mobilidade e controle urbano, João Braga, chamou atenção para a quantidade de mortos no trânsito e defendeu a adequação da velocidade nas vias. "Ações como a de reduzir velocidade são benéficas para a cidade como um todo, quantos leitos hospitalares não estão ocupados em decorrência de acidentes de trânsito? Todo dia morre muita gente no trânsito do Brasil, é uma tragédia, morre mais gente no trânsito do que assassinada no Brasil, então precisamos atentar para isso junto à população e reduzir ainda mais os acidentes de trânsito", destacou o gestor.

A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, apontou que, mesmo com a grande diminuição de óbitos no trânsito, a meta é chegar a zero. “Temos feito um trabalho incansável na gestão no trânsito para aumentar os fatores de proteção nas vias da nossa cidade, os espaços para pedestres e ciclistas estão aumentando, temos adequado cada vez mais a velocidade nas vias e intensificado a fiscalização, mas a nossa meta deve ser chegar a zero no que diz respeito às mortes no trânsito, nenhuma morte no trânsito é justificável”, disse.

Doutor Leonardo Gomes, coordenador do SAMU Metropolitano do Recife, apoiou a campanha e ressaltou a importância da ação para a saúde pública. “Acidentes de trânsito sempre foram um desafio para o atendimento do SAMU. Mesmo com os avanços na saúde do município, ainda que façamos um atendimento rápido, muitas vezes não conseguimos evitar o pior. Por isso, é importante as pessoas se conscientizarem e respeitarem as leis de trânsito”, afirmou.

O Coordenador executivo da iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global no Recife, Gustavo Sales, destacou a importância da parceria com a cidade. "A Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global é parceira da Prefeitura do Recife e já temos avançado bastante, temos dado suporte técnico para gestores da cidade do Recife a fim de avançar com políticas públicas de segurança viária. Sabemos que o Recife tem feito um trabalho primoroso, que repercutiu na diminuição de 50% dos acidentes de trânsito nesta década, mas a nossa meta é não perder mais nenhuma vida no trânsito", destacou. A cidade de Salvador que, assim como a capital pernambucana, faz parte da Iniciativa Bloomberg, também se juntou a essa causa e realizou o evento no mesmo dia.

Imprensa Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário