terça-feira, 28 de abril de 2020

Consórcio Nordeste cria Brigada de Saúde SUS/Nordeste

Foi publicada agora há pouco no Diário Oficial da Bahia a Resolução 08/2020. A legislação institui a Brigada Emergencial de Saúde do Nordeste, a Brigada SUS/NE. A resolução foi publicada no diário oficial baiano porque o presidente atual do Consórcio Nordeste é o governador da Bahia, Rui Costa (PT). Os estados da região passam por extremas dificuldades em meio à pandemia do Covid-19, e o consórcio, uma entidade que une os nove estados da região, agora reage através da criação de uma Comissão Científica de Combate ao Coronavírus (C4 - Projeto Mandacaru), que tem à frente o Prof. Miguel Nicolelis e hoje publicou a resolução que cria a Brigada SUS/NE.

De acordo com a resolução, a Brigada vai ser formada por profissionais de saúde, estudantes de graduação, médicos brasileiros formados no exterior e voluntários que atuar]ão na promoção, prevenção e assistência à saúde da população afetada pela pandemia, a fim de assegurar efetiva resposta à situação de emergência em saúde pública declarada. "O grande Oswaldo Cruz estaria muito feliz no dia de hoje. Em menos de uma semana, uma ideia de um Comitê Científico vira realidade: A Brigada Emergencial de Saúde do Nordeste, constituída pelo Consórcio do Nordeste", comemora Prof. Nicolelis, em seu twitter.

A Comissão Científica e o Projeto Mandacaru vêm unindo profissionais e estudantes, não apenas do Nordeste, mas do Brasil inteiro e também do exterior, com o objetivo de juntar forças e conhecimentos para lutar contra a pandemia do Coronavírus na região.

O link da resolução pode ser lido aqui