quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Frente de Luta convoca ato contra o aumento das passagens

A Frente de Luta pelo Transporte Público, após plenária realizada nesta terça-feira com estudantes e trabalhadores, deliberou a realização de um ato contra o aumento das passagens na próxima segunda-feira (20).

Nos últimos anos, os aumentos das tarifas foram acima da inflação, do IPCA e do reajuste do salário mínimo, sem nenhuma melhoria concreta para a população. Pelo contrário, o BRT está sucateado, os Terminais Integrados abandonados, não houve implementação da tarifa única, da integração temporal e muito menos do SIMOP. Sem contar a quantidade de veículos avariados, a insegurança e as demissões de cobradores com o exercício da dupla função pelos motoristas. 

A URBANA e os empresários de ônibus fazem o que querem com a povo, mantém frota velha nos bairros da periferia, estocam ônibus novos nas garagens, reduzem a quantidade de veículos, não cumprem os horários de viagens, substituem os BRTs por ônibus simples, mantém o controle na bilhetagem eletrônica e confiscam os créditos do VEM. Por outro lado, a licitação das linhas de ônibus completa 7 anos sem nenhuma resolução, pois apenas parte dos lotes foram assinados e 75% do sistema é operado por meio de permissão, sob a leniência dos órgãos de controle.

Nesse cenário onde a caixa-preta do transporte para constatar os lucros dos empresários nunca foi aberta, contando assim com a negligência e anuência do Governo do Estado, não resta alternativa para a população que não seja a pressão social.

O Governo do Estado nunca exigiu ou fez os relatórios de qualidade das empresas de ônibus, que precisariam atingir notas satisfatórias para continuarem a operar no Sistema. O Governador Paulo Câmara prometeu tarifa única e integração temporal, quando ainda era secretário da Fazenda, mas inexiste qualquer avanço nestas duas agendas. Vale a máxima: as empresas fingem que prestam um bom serviço e o Estado finge que fiscaliza.

Por isso, na próxima segunda-feira, iremos fazer um ato contra o aumento das passagens, contra a demissão dos cobradores e a dupla função dos motoristas e pela implementação da tarifa única com fim dos anéis B e G. 

SERVIÇO

ATO CONTRA O AUMENTO DAS PASSAGENS
Segunda-feira, 20/01
Concentração: 9h30
Local: Na frente dos Correios, na Avenida Guararapes.

Update: O governo do Estado anunciou que não haverá aumento de passagens, mas o movimento anunciou que a luta continua: