terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Irmãos na Música e na Vida


“Água gelada, pipoca sal e doce”. Esse certamente é o som mais ouvido dentro dos BRTs, os transportes coletivos integrados no Recife. No entanto, um som mais agradável tem sido ouvido no busão, feito por músicos e outros artistas de rua, que lutam pelo seu espaço em meio à lotação quase sempre esgotada.

É o caso dos irmãos o violonista Felipe, de 27 anos, e o percussionista Fábio Silva, de 20. Eles formam a dupla Los Negrones. Mas eles não se restringem aos coletivos. Tocam MPB onde forem convidados e onde o povo estiver. A influência veio de casa. “Nosso pai era músico trompetista e desde pequenos crescemos acompanhando papai em várias tocadas”.

A bagagem musical deles vem de ritmos como o blues, o jazz, o rock de The Doors e Pink Floyd, o flamenco de Paco de Lucía e os pernambucanos Lula Cortes e Ave Sangria. “Começamos a tocar nas ruas em 2016; antes disso era só na cena underground”, comenta Felipe. Eles são do bairro do Totó e começaram no Metrô do Recife, onde já sofreram algumas hostilizações. Mas onde o BRT vai, eles seguem.

Para conhecer mais o trabalho deles, vejam o vídeo a seguir: