quarta-feira, 3 de julho de 2019

Ponto crítico de lixo no girador de Peixinhos, em Olinda, abre espaço para implantação de jardim

Descartar entulhos em via pública é proibido por lei, podendo acarretar em prejuízos para o infrator. Em Olinda, a Prefeitura intensificou as ações para coibir esse tipo irregularidade, algo que deixa sujas as ruas, praças e avenidas, interfere na segurança, mobilidade e acaba prejudicando toda a população. A insistência no erro pesa no bolso, com multas que variam de R$ 500,00 a R$ 2 mil, resultando ainda na apreensão do veículo utilizado pelo infrator. Com um trabalho de conscientização nos bairros, a gestão municipal conta com o apoio da população. O objetivo é de tornar a cidade cada vez melhor.

No cruzamento das avenidas Pan Nordestina e Presidente Kennedy, um trabalho conjunto de revitalização vem proporcionando uma nova cara para um espaço antes abandonado. O trecho abaixo dos viadutos, no conhecido girador de veículos, teve os entulhos retirados e passou a abrigar um belo jardim. Por lá, as equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura também atuam na limpeza e pintura dos meios-fios, reparos nas calçadas e, ainda, na desobstrução das linhas d’água e galerias.

Passando para o trecho na altura do cruzamento da rodovia PE-15 com a Avenida Chico Science, nos Bultrins, a Prefeitura de Olinda já estabeleceu o diálogo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para que o material descartado seja retirado. Ao realizar reformas em residências ou estabelecimentos comerciais é preciso ter cuidado em como descartar as sobras. Os entulhos são de responsabilidade dos proprietários, cabendo a contratação de uma empresa – as chamadas papa metralhas – para descartar esses resíduos.

A população também pode denunciar esse tipo de prática acionando a Guarda Municipal, pelo fone: 153, ou a Secretaria de Transportes e Trânsito, através do 3305.1021. Em alguns casos, a Guarda Municipal faz o rastreamento da placa do carro do responsável pelo descarte clandestino para emitir a multa. O trabalho é feito em parceria com a Diretoria de Limpeza Urbana da cidade. Parte do material recolhido é, em determinadas situações, utilizada na recuperação de vias públicas. 

Imprensa Olinda