terça-feira, 28 de agosto de 2018

Projeto Histórias do meu Povo em Petrolina

Em um mundo midiático e tecnológico, observamos com curiosidade tantas histórias de lugares tão distantes e diferentes. E seguimos curiosos com o que ocorre lá.

Mas, e o que ocorre na nossa terra? Com o nosso povo? Comigo mesmo?

Será que as histórias de lá são mais importantes que as daqui? Pensando em descobrir e valorizar as histórias da gente pernambucana que um grupo de jovens mulheres vem, desde 2017, coletando materiais e casos ricos em emoção. É o Projeto Histórias do Meu Povo que chega à cidade de Petrolina.

Esse trabalho é liderado pela produtora cultural Eliz Galvão e vem valorizando as pessoas de algumas localidades e, inclusive, resgatando a autoestima de várias mulheres.

Segundo a produtora Eliz Galvão, a equipe optou por trabalhar com o público feminino por serem as mulheres quem mais sofre com a desvalorização, invisibilidade e falta de acesso a literatura. E por serem as mulheres, em grande maioria, as detentoras dos saberes e memórias de suas comunidades.

O projeto oportuniza às mulheres a conhecer várias histórias diferentes e, a partir da oficina “Retratos de Memória” ministrada pela educadora e contadora de histórias Roma Julia, elas começam a expor as suas próprias histórias. E são contos emocionantes, de tristeza à alegria. Com esse trabalho, elas desabrocham para elaborarem suas histórias, percebendo o quão fortes são por terem passado por tantas situações difíceis. E superado todas.

O projeto demonstra ser um grande sucesso, tanto que as oficinas que aconteceram nas cidades de Camaragibe, Nazaré e Passira tiveram todas lotação esgotada. A última cidade que o projeto percorre é Petrolina acontecendo no período de 28 a 30 de agosto de 2018 na Associação das Mulheres Rendeiras do Bairro José e Maria.

Para se inscrever, basta entrar em contato com a Associação e não precisa pagar nada. O projeto tem o apoio do Funcultura Pernambuco e, ao final, todas as histórias produzidas na oficina serão expostas em um livro.

Segue agenda das atividades do projeto Histórias do meu Povo - edição Pontos de Cultura:

Data: 28,29 e 30/08 (13 às 17h)
Realização da oficina de contação de histórias Retratos de Memória na Associação das Mulheres Rendeiras do Bairro José e Maria - Petrolina.
Av. Francisco Coelho Amorim, 190 - José e Maria, Petrolina - PE, 56320-000