sábado, 11 de agosto de 2018

Concurso de oficiais da PMPE acontece neste domingo

A Comissão de Concursos do Instituto de Apoio a Universidade de Pernambuco (Conupe/Iaupe) é a instituição organizadora do concurso público para o cargo de oficial da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) e do corpo de bombeiros militar de Pernambuco (CBMPE).




NÚMERO DE INSCRITOS: 4.016 - Oficial da PMPE

2.825 - Oficial do CBMPE.



VAGAS: 60 vagas para o cargo de Oficial da PMPE

20 vagas no cargo de Oficial do CBMPE.



DIA DE PROVA: domingo (12/08/18).



LOCAIS DE PROVA: 13 prédios, distribuídos no Recife.



HORÁRIOS DAS PROVAS: manhã: das 8h15 às 13h15. Os portões serão fechados, impreterivelmente, às 8h, não sendo permitida a entrada após esse horário. O candidato só poderá sair da sala de prova após quatro horas do seu início.

O candidato deverá comparecer ao local da prova com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para o fechamento dos portões. Não será admitido ingresso de candidato aos locais de realização da prova após o horário fixado para o fechamento dos portões.

Nota: NÃO será permitido o acesso de candidatos aos prédios, ou às salas de aplicação das provas, portando mochilas, bolsas, pochete ou quaisquer tipos de bagagens, armas, capacete, uso de boné, relógio ou óculos escuros, assim como a utilização de quaisquer materiais de consulta ou de quaisquer outros equipamentos eletrônicos, inclusive telefone celular, smartphones,smartwatches, ainda que desligado e sem a respectiva bateria, sob pena de ELIMINAÇÃO do concurso.

A comunicação entre os candidatos, utilização de máquinas calculadoras ou similares, livros, anotações, impressos, ou qualquer outro material de consulta, inclusive consulta a códigos e à legislação também NÃO são permitidas.

CARTÃO INFORMATIVO: podem ser emitidos até o dia do exame (12/08/18), no site:http://www.upenet.com.br, no link link Oficiais da PM e BM - 2018. Nesse caso, o candidato, assumirá, integralmente, os erros contidos no seu cartão. A Comissão não se responsabilizará pelo candidato que faltar à prova, por desconhecer o local de sua realização.

IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO: para o acesso do candidato à sala de aplicação de provas, será necessária a apresentação do Cartão Informativo e do Documento de Identidade Original ou de algum outro documento que possua foto e assinatura recentes e, ainda, de caneta esferográfica azul ou preta, fabricada em material transparente.

Documentação: carteiras expedidas pelo Ministério da Defesa, pela Secretaria de Defesa Social ou órgão equivalente, pelo Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Militar de outras unidades da federação; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos); passaporte, carteiras funcionais do Ministério Público, carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação (modelo com foto).

Não serão aceitos como documentos de identidade: certidões de nascimento, títulos eleitorais, carteiras de motorista (modelo sem foto), carteiras de estudante, carteiras ou crachás funcionais sem valor de identidade, nem documentos ilegíveis, não-identificáveis ou danificados, além dos documentos fora do prazo de validade.

PROVAS: DA PRIMEIRA FASE DO CONCURSO - EXAME DE HABILIDADES E CONHECIMENTOS: de caráter eliminatório e classificatório, esse exame consistirá de prova escrita que constará de 70 questões objetivas de múltipla escolha, cada uma com 05 alternativas de resposta, sendo apenas uma correta, no gabarito padrão nas opções de A, B, C, D e E, e uma discursiva, em forma de redação dissertativa.

Prova de Habilidades e Conhecimento para cargo de Oficiais PM (QOPM)
BLOCOS TEMÁTICOS
DISCIPLINAS
BLOCO I – 30 QUESTÕES LINGUAGENS, CÓDIGOS, ESTATÍSTICAS E SUAS TECNOLOGIAS
1. Língua Portuguesa com interpretação de texto
2. Língua estrangeira (Inglês ou Espanhol)
3. Estatística Básica
4. Conhecimentos de Informática

PONTUAÇÃO MÍNIMA (BLOCO I): 09 QUESTÕES


BLOCO II – 40 QUESTÕES CONHECIMENTOS JURÍDICOS
1. Direito Constitucional
2. Direito Administrativo
3. Direito Penal
4. Direito Processual Penal
5. Direito Penal Militar
6. Direito Processual Penal Militar
7. Direitos e Garantias Fundamentais
8. Legislações pertinentes aos militares do Estado de Pernambuco
PONTUAÇÃO MÍNIMA (BLOCO II): 12 QUESTÕES
PROVA DISCURSIVA (30 PONTOS)
Redação Dissertativa
PONTUAÇÃO MÍNIMA (DISCURSIVA): 15 PONTOS

Prova de Habilidades e Conhecimento para cargo de Oficiais BM (QOCBM)
BLOCOS TEMÁTICOS DA PROVA OBJETIVA
DISCIPLINAS
BLOCO I – 15 QUESTÕES LINGUAGENS, CÓDIGOS, E SUAS TECNOLOGIAS
1. Língua Portuguesa com interpretação de texto
2. Língua estrangeira (Inglês ou Espanhol)
3. Conhecimentos de Informática
PONTUAÇÃO MÍNIMA (BLOCO I): 04 QUESTÕES
BLOCO II – 15 QUESTÕES MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
1. Matemática
2. Estatística Básica
3. Raciocínio Lógico
PONTUAÇÃO MÍNIMA (BLOCO II): 04 QUESTÕES
BLOCO III – 20 QUESTÕES CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
1. Física
2. Química
3. Biologia
PONTUAÇÃO MÍNIMA (BLOCO III): 06 QUESTÕES
BLOCO IV – 20 QUESTÕES CONHECIMENTOS JURÍDICOS, LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA
1. Direito Constitucional
2. Direito Administrativo
3. Legislações pertinentes aos militares do Estado de Pernambuco
4. Direito Penal Militar
PONTUAÇÃO MÍNIMA (BLOCO IV): 06 QUESTÕES
PROVA DISCURSIVA (30 PONTOS)
Redação Dissertativa
PONTUAÇÃO MÍNIMA (DISCURSIVA): 15 PONTOS


Cada questão da Prova Objetiva terá o valor de um ponto. A redação dissertativa valerá 30 pontos.

A prova será realizada em 5h.



GABARITO: O gabarito preliminar das provas será divulgado na Internet, no endereço eletrônico www.upenet.com.br, após a conclusão da aplicação das provas.



RECURSOS: deverão se encaminhados para o e-mail: iaupe.oficiais2018@gmail.com, em até cinco dias úteis, a contar do primeiro dia útil após a sua divulgação.



CLASSIFICAÇÃO: Serão considerados aprovados na primeira etapa do concurso apenas os candidatos de que tratam os itens 7.1 e 7.1.1 do Edital que venham a ser considerados aptos em todas as fases dessa etapa. Todos os demais candidatos serão eliminados do concurso público.

A classificação dos candidatos na primeira etapa dar-se-á na ordem decrescente das notas obtidas no Exame de Habilidades e Conhecimentos, em conformidade com o que estabelecem os itens 6.5.1 e 6.5.2.1 do mesmo edital.



DAS ETAPAS DO CONCURSO:

DA PRIMEIRA ETAPA: Destinada à seleção de candidatos ao Curso de Formação de Oficiais PM / BM, a Primeira Etapa constará das seguintes fases:

a) 1ª FASE: Exame de Habilidades e Conhecimentos, aferido por meio de aplicação de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;

b) 2ª FASE: Exames Médicos, de caráter eliminatório;

c) 3ª FASE: de Aptidão Física, de caráter eliminatório;

c) 4ª FASE: Avaliação psicológica, de caráter eliminatório; e

d) 4ª FASE: Exames Médicos, de caráter eliminatório.

DA SEGUNDA ETAPA: A Segunda Etapa do Concurso consistirá do Curso de Formação de Oficiais PM / BM, de caráter eliminatório e classificatório, a cargo da Secretaria de Defesa Social, para o qual serão convocados apenas os 60 vagas para o cargo de Oficial da PMPE e de 20 vagas no cargo de Oficial do CBMPE, melhor classificados na primeira fase e considerados aptos em todas as demais fases da primeira etapa.



RESULTADO: O resultado final do Concurso será homologado através de Portaria Conjunta dos Secretários de Administração e de Defesa Social, publicada no Diário Oficial do Estado, na qual constarão duas relações de candidatos classificados, em ordem crescente de classificação, contendo o nome do candidato e pontuação final, respectivamente, a primeira contendo todos os classificados e a segunda contendo, apenas, os candidatos classificados pessoas com deficiência.



VALIDADE: Este Concurso será valido por dois anos, a partir da sua primeira homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.



DAS INSCRIÇÕES: aconteceram de 10/06/2018 a 08/07/2018, via Internet, no endereço eletrônico www.upenet.com.br, mediante o pagamento no valor de R$ 150,00.



A Comissão lembra que será terminantemente proibido conduzir telefone celular ou qualquer outro tipo de aparelho eletrônico aos prédios dos locais de provas, sob a pena de ser excluído do processo de seleção.