segunda-feira, 25 de junho de 2018

Intervenção Cultural LGBT será realizada pelo segundo ano no São João de Caruaru

Para além dos festejos juninos, o mês de junho é também celebrado como o mês do Orgulho Gay. Isso se deve ao fato se comemorar em 28 de junho o Dia Internacional do Orgulho LGBT e ser o período em que diversos movimentos se organizam para sair às ruas em reivindicação à cidadania e aos direitos pela luta contra a LGBTfobia. Em Caruaru, a data será lembrada pelo segundo ano consecutivo com as ações da 'Intervenção Cultural LGBT no São João de Caruaru', que será realizada no Polo Mestre Camarão. No município, o evento está sendo organizado por movimentos sociais e pela Prefeitura Municipal, através das secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), de Políticas para Mulheres (SPM) e pela Fundação de Cultura e Turismo.

A programação está prevista para iniciar às 18h30 com a apresentação de Bradock Poeta, seguida por um adesivaço alusivo ao combate à LGBTfobia, às 19h. Em seguida, serão promovidas as apresentações culturais do DJ Nick, Karolyne Fox, Driko Adams, Dj Sofia Fragoso, a apresentação de dança do bailarino e coreógrafo Marcos Mercury, da Banda As Fulô, Edmilson do Pífano e Tonho do Baião. Será reservado um momento para a formação de uma quadrilha junina da diversidade, que será feita de improviso no local.

“Um bom ponto de partida para recontar esta história é lembrar que não se trata apenas do ‘Dia do Orgulho Gay’. A sigla LGBT abriga mais identidades que essas quatro letras dão conta de explicar e é importante reforçar a participação também das lésbicas, bissexuais e pessoas trans no processo de afirmação das questões relacionadas à homossexualidade e à identidade de gênero. Se hoje este assunto pode ao menos ser discutido em alguns espaços da sociedade, é porque muita gente foi e continua indo às ruas demandar direitos e visibilidade”, destacou a coordenadora de Direitos Humanos da SDSDH, Christianny Magalhães.

Estão envolvidos na organização, os movimentos Rede Homossexual de Caruaru (RHC), Lutas e Cores, União da Juventude Socialista (UJS), Associação de Travestis e Transexuais de Caruaru (ATRACA) e Associação dos Direitos Humanos do Agreste e de Caruaru (ADDHAC).

Imprensa Caruaru