segunda-feira, 26 de março de 2018

Obra de esgoto em Candeias chega as principais ruas do bairro

Mais de 14 mil metros de rede coletora de esgoto já foram assentadas por meio da obra de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário no município de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. As tubulações foram implantadas em 38 ruas do bairro de Candeias. Agora, as frentes de trabalho, para escavações e assentamento de rede coletora, encontram-se nas vias principais de Candeias: Avenidas Abdo Gabus, Bernardo Vieira de Melo e Presidente Castelo Branco. A primeira fase da obra, que está em andamento e já foi executada 21% - abrangendo parte dos bairros de Candeias, Piedade e Barra de Jangada.

O empreendimento está sendo realizado pelo Programa Cidade Saneada, a Parceria Público-Privada entre a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e a BRK Ambiental. Essa fase da obra recebe o investimento de R$ 85 milhões e a previsão é que seja concluída em julho de 2019. “O ritmo das obras está de acordo com o nosso planejamento. Essa primeira fase vai atender os três bairros com a implantação total de 61 mil metros de rede coletora, uma estação de tratamento e cinco estações de bombeamento de esgoto, beneficiando mais de 55 mil pessoas”, informa o diretor de Novos Negócios da Compesa, Ricardo Barretto.

A obra para construção do Sistema de Esgotamento Sanitário de Jaboatão dos Guararapes iniciou em maio do ano passado e vem sendo realizada por etapas, ou seja, as intervenções acontecem em um bairro por vez. “Neste primeiro momento, a obra foi dividida em duas etapas. A intenção é que o avanço das intervenções aconteça de forma gradual atendendo a um planejamento que visa, entre outras coisas, minimizar os transtornos à população local, sempre atentos às questões socioambientais”, explica Christian Fonseca, diretor de engenharia e obras da BRK Ambiental.

O Programa Cidade Saneada é responsável pela operação, manutenção, ampliação e implantação de sistemas de esgotamento sanitário nos 15 municípios da Região Metropolitana do Recife.

Imprensa Compesa