segunda-feira, 31 de julho de 2017

Reinaugurado posto de saúde em Olinda

Se pela manhã houve a entrega da Escola Municipal Dr Manoel Borba, no bairro de Sítio Novo, no período da tarde foi a vez do Varadouro receber uma novidade de saúde. Nesta segunda-feira (31.07), após três anos e 10 meses parada, ocorreu a reabertura da Unidade de Saúde da Família da comunidade, localizada na Avenida Joaquim Nabuco. O posto de saúde teve descerramento da placa e fita inaugural cortada pelo Prefeito Professor Lupércio.

A unidade terá farmácia, sala de vacina, consultórios, sala de procedimento, sala de odontologia, banheiro com acessibilidade, entre outros. Para Lupércio, que relembrou a entrega do posto de Águas Compridas , no mês passado, este é apenas mais uma de várias unidades de saúde que serão entregues nos próximos meses.

“É um momento de alegria inaugurar mais essa unidade, observar a satisfação nos rostos da população, dos moradores a funcionários de saúde, de voltarem para sua casa, afinal, aqui é a casa deles também. Quero agradecer o carinho e confiança de todos. Logo, logo, vamos inaugurar a unidade na Ilha do Maruim, uma nova na Vila Tamandaré (Peixinhos), Torres Galvão (Caixa D’Água), estamos requalificando o SPA (Serviço de Pronto Atendimento) e Maternidade Brites de Albuquerque (Santa Tereza). Estamos trabalhando para entregar tudo o mais rápido possível”, destacou o prefeito. 

A USF é uma estratégia na atenção básica. Ações preventivas em saúde e promoção serão feitas para acompanhar a família desde a orientação até encaminhamento a unidades de saúde especializada. A unidade de Varadouro, que pretende atender em torno de 5 mil pessoas, prestará atenção básica, saúde bucal e, nos casos mais sérios, encaminhará o paciente a especialistas. 

“Consideramos um dever cumprido esta entrega no dia de hoje (segunda). Esse posto estava fechado há tanto tempo. Agora comportamos duas equipes de unidades de saúde da família. Antes, uma delas estava sem médico. Além de entregarmos na questão de estrutura física, agora temos um quantitativo de recursos humanos adequado. Contratamos novos profissionais, as duas equipes estão completas com médicos, enfermeiros e agentes de saúde adequados para atender a população”, comemora o secretário de Saúde de Olinda, Eud Johnson.

Quem também festeja a nova unidade são os funcionários. Para a agente comunitária de saúde, Marineide Miguel, que trabalha há 21 anos com saúde no Varadouro, “a estrutura está maravilhosa, esperamos tanto por isso. A reforma ficou muito boa, aparelhagem nova, do jeito que imaginávamos. Durante esses quase quatro anos parados, ficamos em um espaço apertado na Policlínica Barros Barreto”, disse. Já a sua colega Roberta Xavier afirma que foi a realização de um sonho. “Estávamos em uma luta muito grande, acompanhamos o sofrimento de todos. Hoje temos estrutura boa”, acrescenta. 

Além da equipe de saúde, a comunidade também estava em festa durante a cerimônia. A moradora Joselina Gomes relatou que “em 50 anos de vida, nunca viu isso em Olinda, uma gestão com atitudes tão rápidas”. Já de acordo com Valdmir Bezerra “faz muito tempo que a comunidade precisava disso, estava tudo parado, sem comando. É uma bênção essa entrega”.

Secretaria de Comunicação de Olinda