segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Questão Palestina e Direitos Humanos em debate no Recife


Amanhã (23) e Quarta (24), no Centro de Educação da UFPE, acontece o evento "A Questão Palestina e os Direitos Humanos", organizado pela Aliança Palestina-Recife e a UFPE. Na programação, especialistas em Ciência Política e Direito Internacional, ativistas e pernambucanos que vivenciaram o cotidiano palestino em Gaza, na Cisjordânia e como refugiados na Síria, Líbano e Turquia. O objetivo é fazer com que os participantes conheçam de perto o conflito estabelecido entre Israel e Palestina.

Exibição de documentários, mostras fotográficas e visuais também estão na programação, que conta com a presença do cartunista e ativista Carlos Latuff, conhecido mundialmente e vencedor de prêmios internacionais, por suas charges de apoio à causa palestina.

A Aliança Palestina-Recife - organizada em 2014 por um grupo de pernambucanos, alguns descendentes de palestinos, por ocasião da grande ofensiva do Estado de Israel à faixa de Gaza, que deixou 2,2 mil palestinos civis mortos, dentre eles 500 crianças, segundo dados da ONU. À época, a veiculação das imagens pela internet causou comoção mundial e vários grupos em vários países manifestaram-se contra o massacre de civis e exigiam uma postura mais firme dos órgãos internacionais com relação ao Estado de Israel.

Desde então o grupo mantém uma página no Facebook, onde divulga informações sobre a causa e organiza eventos em torno da temática. Dentre os eventos já foram realizadas intervenções artísticas de rua, festivais, mostra de documentários, e ações para arrecadação de fundos para envio a famílias em Gaza. Segundo a Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal), Pernambuco conta com a segunda maior comunidade de palestinos no Brasil.

Jantar Vegano - E no dia 26 de agosto, as 20h, a Aliança Palestina Recife vai promover um JANTAR ÁRABE VEGANO assinado pela chef e ativista pelos direitos humanos e animais Sandra Guimarães.
A renda do jantar vai ser revertida para realização do seminário A questão Palestina e os Direitos Humanos. Vendas antecipadas, ingressos no restaurante Papaya Verde. o Jantar vai custar R$ 80,00 e para filiados da SVB R$ 70,00.

PROGRAMAÇÃO

Dia 23 – TERÇA

9:00h – ABERTURA
10:00h - DEPOIMENTOS - Vivência na Palestina. Diego Guedes, Marcelo Zenaide e Josias Campos
11:30h - Exposição Sumud, [R]Existir - Michelle Julianne (EAPPI)

14:00h – DIREITOS HUMANOS NA PALESTINA
Michel Zaidan - Cientista Político e Professor da UFPE
Rafael Baltar - Mestre em Direito Internacional e Professor da UNICAP
Rafael Vilaça - Bacharel em Direito pela UNICAP. 
Mediador: Evson Malaquias - Dr em Sociologia e Professor da UFPE

19:00h - Exibição do documentário Morte em Gaza - James Miler

Dia 24 – QUARTA
9:00h - Karine Garcês | Ativista, fotografa, Internacionalista -Mulheres e crianças em Gaza 
10:30h - Sandra Guimarães | Ativista por direotos humanos e animais | Violações dos direitos humanos e resistência popular na Palestina 

14:00h - Roda de conversa com Carlos Latuff, Sandra Guimarães e Karine Garcês

19:00h – Debate: Palestina X Israel 
Com Carlos Latuff - Cartunista e Ativista e Rodrigo Jungmann - Professor da UFPE
Mediador: Daniel Rodrigues - Professor da UFPE

Inscrições no Local - Entrada Franca

O cartunista Latuff no vídeo abaixo, convida para o seminário: