quinta-feira, 14 de maio de 2015

#OcupeEstelita Vídeo viraliza na web

Um vídeo produzido pelo Movimento Ocupe Estelita, grupo contrário à aprovação do Plano Específico do Cais José Estelita, Santa Rita e Cabanga, viralizou nas redes sociais dos pernambucanos nesta quinta-feira (14). Satirizando o prefeito Geraldo Julio (PSB) e as principais construtoras da cidade, a produção obteve mais de 158 mil visualizações em apenas 16 horas de publicação. Lançada na noite de quarta-feira (13), ainda recebeu mais de 8 mil compartilhamentos e 5,5 mil curtidas no Facebook. Procurada pelo G1, a Prefeitura do Recife preferiu não se pronunciar sobre a produção.

Disponível na fanpage do Ocupe Estelita, o vídeo foi lançado ao fim de mais um ato do movimento, na quarta (13) à noite. O grupo realizou uma passeata por importantes vias do bairro de Boa Viagem, na Zona Sul, como as avenidas Domingos Ferreira e Conselheiro Aguiar. No evento do Facebook, eles explicaram que o ato pretendia procurar Geraldo Julio pelas ruas do Recife. A passeata acabou em frente a um grande empresarial de Boa Viagem, cuja fachada serviu de tela para a exibição do novo produto audiovisual. 

Com seis minutos e meio de duração, o vídeo faz uma sátira ao prefeito Geraldo Julio e aos prédios do Recife. O gestor é representado por um manifestante que usa uma máscara com o rosto dele e roupas estampadas. Ele aparece em uma cobertura de luxo e em pontos turísticos da cidade rodeado das representações de edifícios construídas pelo bloco carnavaleco Empatando Tua Vista. O prefeito é representado sempre sorridente, dançando, cantando ou tomando sol na piscina da cobertura. Entre as tomadas, ainda aparecem vistas dos edifícios da cidade e integrantes do movimento fugindo dos prédios ambulantes do Empatando Tua Vista.

A produção é acompanhada por uma paródia da música ‘Recife, Minha Cidade’, do cantor Reginaldo Rossi. As atrações turísticas e culturais que aparecem na composição original são substituídas por obras e equipamentos de luxo como heliporto, piscina gourmet, varanda blindada e centro empresarial. A composição ainda satiriza o crescimento baseado na especulação imobiliária, em alusão ao projeto Novo Recife: “pode demolir, bicho!, traz a retro-escavadeira!”. Os manifestantes também usaram a produção para satirizar a imagem -- propagada por defensores do empreendimento -- de que eles são jovens “vagabundos, que fumam ervas proibidas”.

Assista o vídeo:




Com informações do Portal G1