segunda-feira, 23 de março de 2015

MPE Brasil premia micro empresas

Imagine 50.918 micro e pequenas empresas, de todo o país, apresentando suas principais qualidades e competências. Calcule agora a dificuldade para escolher 113, premiadas em seus estados. E, por fim, eleger apenas dez empresas ao final de um ano.

Esse é o desafio do MPE Brasil - Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, que reconhece as melhores práticas de gestão utilizadas nos pequenos negócios de todo país. A entrega do prêmio às dez melhores empresas vai acontecer nesta quarta-feira (25), às 10h30, em Brasília. As vencedoras nacionais vão participar de uma missão empresarial, por uma semana, em julho.

A premiação terá transmissão ao vivo pelo link www.aovivosebrae.com.br/premiompe.

Em 2014, candidatou-se para avaliação um número recorde de empresas de todos os estados brasileiros. Na etapa estadual, a primeira do processo, 113 delas já foram reconhecidas. Nessa segunda fase, serão conhecidas dez vencedoras nacionais, além de dois destaques – em Inovação e Responsabilidade Social.

São premiadas categorias que abrangem Indústria, Comércio, Serviços, Turismo, Tecnologia da Informação (TI), Saúde, Educação e Agronegócio. Além disso, há duas distinções especiais chamadas Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social e Destaque de Inovação.

O evento é uma realização do Sebrae, do Movimento Brasil Competitivo (MBC) e da Gerdau, com o apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). 

O que é o MPE Brasil

Ao reconhecer empresários que investem para qualificar a gestão, o MPE Brasil é um grande incentivador da busca pela excelência nas micro e pequenas empresas de todo o país. O objetivo da iniciativa é contribuir para o aumento da produtividade e competitividade desse segmento de negócios.

A participação é gratuita. Para se inscrever é necessário atender a alguns critérios: receita bruta anual de até R$ 3,6 milhões (conforme o estatuto Nacional das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte); ter completado pelo menos um ano fiscal, estar com registro atualizado no estado da respectiva inscrição e comprovar regularidade fiscal. 

Cada empresa candidata preenche um detalhado questionário de autoavaliação, padronizado e baseado nos critérios do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), disseminado pela Fundação Nacional de Qualidade. Ao final do processo, todas recebem um relatório de diagnóstico com sugestões de oportunidades de melhorias, que permite uma evolução da gestão e dos resultados das candidatas.

Serviço
12º Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas - MPE Brasil
Local: Centro Internacional de Convenções do Brasil (SCES Trecho 2, Conjunto 63, Lote 50 - Asa Sul, Brasília)
Data: 25 de março de 2015
Horário: 10h30
Transmissão ao vivo: www.aovivosebrae.com.br/premiompe

Agência Sebrae de Notícias