terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Sabor da Venezuela: Rum e Chocolate

Além das Ilhas de Margarita e Los Roques, considerados dois dos melhores destinos turísticos no Caribe, a Venezuela também é reconhecida internacionalmente pela qualidade do chocolate e do rum produzidos no país. Para apresentar essa tradição do público pernambucano, o Consulado Geral da Venezuela abre, a partir do próximo dia 10 de dezembro, a exposição “Sabor da Venezuela: Rum e Chocolate”. 

Na abertura, o público poderá sentir o sabor de várias marcas de chocolate e de runs venezuelanos. O mixólogo Dazfer Subero, especialista na arte de preparar drinks e coqueteis, estará no evento fazendo misturas exclusivas com a bebida caribenha. Para alegrar mais ainda a noite de lançamento, artistas venezuelanos também farão apresentações musicais.

A exposição contará com uma mostra fotográfica e audiovisual (que permanecerá). As fotos e os vídeos darão ao público a possibilidade de passear por todo o processo de fabricação dos dois produtos, desde a colheita da cana-de-açúcar e do cacau (matérias-primas), passando pelo manejo, controle de qualidade e a certificação. 

O Rum Venezuelano também deriva da cana-de-açúcar, como a cachaça brasileira, mas obedece a outros processos de destilação e acondicionamento. Para garantir a qualidade, o país criou a Denominação de Origem Controlada (DOC), que certifica o Rum Venezuelano por características geográficas, de manejo e envelhecimento da bebida. Para ter o selo DOC, o rum na Venezuela deve ser envelhecido por pelo menos dois anos em barris de carvalho, além de dezenas de outras exigências.  

Já o chocolate venezuelano é reconhecido pelo aroma e sabor e por derivar de um espécime de cacau, basicamente encontrada nas regiões venezuelanas, o chamado cacau "criollo". A produção de chocolate vem sendo incrementada no país desde 2010 e tem público garantido nos Estados Unidos, Europa e Japão. 

As duas culturas, da cana-de-açúcar e do cacau, fazem parte da identidade nacional do país, pois têm sido cultivadas desde a época colonial, mais especificamente no século XVI e fazem uma verdadeira conexão entre Brasil e Venezuela que será apreciada durante toda a exposição.


Exposição: “Sabor da Venezuela: Rum e Chocolate”
Abertura: Quarta-feira 10 de Dezembro de 2014 
Hora: 19h 
Local: Consulado Geral da República Bolivariana da Venezuela em Recife
Endereço: Av. Conselheiro Aguiar, n° 597, Boa Viagem.
Telefone: (81) 3131.8150

Evento Gratuito