segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Obras da Compesa em Arcoverde

Para reforçar o compromisso de ampliar e melhorar o abastecimento de água no interior de Pernambuco, o secretário de Infraestrutura, João Bosco de Almeida, e o presidente da Compesa, Roberto Tavares, realizaram sexta-feira (31) vistorias nas obras de duplicação da Adutora de Jatobá, empreendimento de R$ 40,8  milhões que está sendo tocado em Arcoverde, a 259 km do Recife. A previsão é que, até março, os moradores do município já possam contar com a água transportada pelo novo ramal, beneficiando 67 mil pessoas.

João Bosco e Roberto Tavares visitaram um trecho onde estão sendo assentadas as tubulações da nova adutora. São 74 quilômetros de tubos de ferro fundido que estão sendo assentados ao lado da antiga adutora, ao longo das BRs 232 e 110. O ramal levará água da bateria de poços do Frutuoso, em Ibimirim, à cidade de Arcoverde, cujo manancial principal sofre as conseqüências da pior estiagem dos últimos 50 anos. 

Para complementar o abastecimento da cidade, foram perfurados mais dois poços, além dos três do antigo sistema, também na Fazenda Frutuoso, que têm vazão de 40 litros por segundo cada. Juntos, os cinco poços estão produzindo 200 litros de água por segundo. Antes do investimento, essa produção era de 90 litros por segundo, menos da metade da capacidade atual. A adutora já existente está transportando parte dessa produção. Com a conclusão da nova linha, a Compesa espera suprir 50% da demanda por água em Arcoverde, possibilitando uma melhoria no calendário de abastecimento do município.

Além dos novos poços e da duplicação do ramal, quatro estações elevatórias no trajeto da adutora estão recebendo melhorias. Estão sendo realizadas a troca e instalação de novos equipamentos e a ampliação física das unidades. “Fico muito satisfeito de retornar ao Governo do Estado e ver a quantidade de obras que estão sendo tocadas pela Compesa”, afirmou o secretário de Infraestrutura, João Bosco de Almeida. “Tivemos recomendação expressa do governador para monitorar essa obra de perto e antecipar o cronograma para benefício da população de Arcoverde”, declarou o presidente da Compesa, Roberto Tavares.

O secretário de Infraestrutura e o presidente da Compesa aproveitaram a passagem em Arcoverde para visitar, ainda, as obras da Adutora do Agreste. A cidade sertaneja é o ponto de partida deste que é o maior sistema hídrico integrado do mundo que vai levar água a dois milhões de pessoas de 68 cidades do estado.
Imprensa Compesa