quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Itep promove formatura da primeira turma do curso Técnico em Alimentos em Garanhuns

Nesta sexta-feira (16), o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) promove a formatura da primeira turma do curso Técnico em Alimentos, oferecido pelo Centro Tecnológico Instituto de Laticínios do Agreste (CT Laticínios), em Garanhuns. São 21 formandos da região do Agreste que poderão atuar numa área de grande relevância para a economia local, a pecuária leiteira. Uma segunda turma do curso teve início no dia 1º deste mês, com 35 alunos. 
Os técnicos em alimentos cursaram disciplinas distribuídas em quatro módulos, ao longo de um ano e meio, para aquisição dos conhecimentos básicos, tecnologias, química, bioquímica, microbiologia, qualidade e legislação sanitária; aulas práticas em plataforma industrial, estágios, gestão administração e inovação voltada para a área alimentícia. 
“O curso é de extrema importância para o Agreste, sabendo que a bacia leiteira da região já conta com numerosas empresas no setor leiteiro, como a Bom Leite, a BRF (Perdigão), a LBR (Bom Gosto) e a Nestlé, além de numerosos laticínios de menor porte, cujo carro-chefe é o queijo de coalho”, afirma o gestor do CT Laticínios, Benoit Paquereau. Segundo ele, no setor de alimentos, a região conta com a presença de empresas de grande e médio portes, como Palmeiron, Vitamassa, Bebidas Jatobá, Buffet Vitória, Pinga Nordestina, Café Ouro Verde, que precisam de mão de obra qualificada como os agora técnicos em Alimentos. 
O gestor acrescenta que os formandos vão ter capacidade de supervisar produções, assegurar a qualidade dos produtos, avaliar os padrões de gestão e organização das linhas de produção, atender a legislação em vigor e desenvolver novos produtos. “Buscamos, assim, atender às empresas locais que querem melhorar o seu potencial competitivo no mercado nacional”, afirma. 
No último módulo do curso, em julho/agosto, os alunos tiveram oportunidade de ter aulas práticas de fabricação de queijos finos. As aulas foram ministradas pelos professores Torquato Marques e Elizabel Oliveira, do CT Laticínios, em parceria com especialistas do Instituto de Laticínios Cândito Tostes (MG). Foram realizadas práticas de fabricação de queijo minas frescal, queijo prato, ricota, parmesão, mussarela, camembert, gorgonzola, queijo do reino, bebida láctea, requeijão, manteiga e sorvete.
Instituto de Tecnologia de Pernambuco