segunda-feira, 27 de maio de 2013

Morre o presidente da Abril e um dos criadores da revista Veja, Roberto Civita

Morreu neste domingo (26), aos 76 anos, o presidente do Grupo Abril e criador da revista Veja, Roberto Civita.Roberto, que também presidia a Fundação Victor Civita, estava internado no hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Desde março deste ano, o diretor editorial da Abril e editor-chefe daVeja estava afastado do Conselho de Administração do grupo. A assessoria de imprensa da Abril informou na época que ele se recuperava de uma operação para colocar um stent (prótese metálica expansível) no abdômen. Por esta razão, Civita tinha deixado provisoriamente o comando do grupo, que passou para seu filho Giancarlo Civita.

Nascido em Milão, na Itália, em 1936, Roberto Civita estudou física nuclear em Rice, no Texas, nos Estados Unidos, e se formou em jornalismo pela Universidade da Pennsylvania, onde também se se diplomou em economia, pela Wharton School. Já a pós-graduação em Sociologia, foi obtida pela Universidade de Columbia, em Nova York. 
Criador da revista Veja, o presidente atuava como editor-chefe da publicação desde quando foi lançada no ano de 1968. Civita chegou a presidência do grupo criado por seu pai, Vitor Civita, em 1990 e só a deixou depois de internado. 
Além das publicações, o grupo conta com a Abril Educação, que reúne as editoras Ática e Scipione, os sistemas de ensino Anglo, Ser, Maxi e GEO, o Siga (para preparação para concursos públicos), o Curso e o Colégio pH, o Grupo ETB (Escolas Técnicas do Brasil), a Escola Satélite, a rede de escolas de inglês Red Balloon e a Livemocha, de ensino de idiomas, conforme o site do grupo.
Grupo Abril
Fundado em 1950 por Victor Civita, pai de Roberto Civita, como Editora Abril, o grupo nomeado pelo mês de início da primavera na Europa começou com a publicação da revista O Pato Donald , da Disney, em São Paulo.
Dez anos depois, a editora iniciou a publicação de obras da literatura em fascículos e, em 1961, passou a publicar outras revistas da Disney, com destaque para o Zé Carioca. A maior revista informativa em circulação no País, a Veja, foi criada em 1968. Segundo o site da empresa, atualmente a Abril publica 52 títulos, com público estimado de 28 milhões de leitores e impressão de 594 milhões de revistas por ano.
Com informações do Jornal do Brasil