ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando manchetes...

segunda-feira, 15 de junho de 2026

🧩 NERD é inaugurado no Recife e promete impulsionar inovação, startups e formação empreendedora em Pernambuco



💡 A governadora Raquel Lyra inaugurou nesta segunda-feira (15), no Recife, o Núcleo de Empreendedorismo e Residência Digital (NERD), um dos pilares do programa Inova PE. Com investimento total de R$ 18,5 milhões — sendo R$ 4,7 milhões de contrapartida estadual — o espaço nasce para conectar talentos em formação às demandas reais do mercado de tecnologia. A iniciativa, construída em parceria com o Porto Digital e a Finep, aposta em inclusão, sustentabilidade e inovação para fortalecer o ecossistema pernambucano.

🚀 Com 2.500 m² distribuídos em quatro andares, o NERD abriga auditório para 200 pessoas, salas de formação, arena para eventos e ambientes voltados a cursos, workshops e encontros. O objetivo é claro: acelerar startups, formar novos empreendedores e gerar empregos de alto valor agregado. No primeiro ano, a meta é formar 400 empreendedores, requalificar 300 profissionais, qualificar 120 startups e promover mais de 500 conexões de negócios, consolidando Pernambuco como polo de inovação no Nordeste.

🗣️ Durante a inauguração, Raquel Lyra destacou o impacto estratégico do equipamento para o futuro do Estado. “Valorizamos ações como esta, que dialogam com o futuro e geram mais empregos por meio de atividades de alto valor agregado. Aqui, vamos estimular a criação de novos negócios e fortalecer a formação empreendedora”, afirmou. A vice-governadora Priscila Krause também participou da cerimônia, reforçando o compromisso com políticas de inovação.

🌐 A secretária Mauricélia Montenegro ressaltou que o NERD permitirá acompanhar toda a jornada de uma startup, da ideia à internacionalização. Já a secretária Danielle Jar Souto destacou que o equipamento une história e inovação. O diretor regional da Finep, César Pereira, lembrou que o Nordeste passou de 4,8% para 22% dos recursos da instituição em três anos, reduzindo desigualdades. Para o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, o NERD “conecta quem quer inovar a quem já constrói e investe”.

🏛️ O evento contou ainda com a presença de parlamentares, lideranças do setor e representantes do ecossistema de tecnologia, reforçando o caráter colaborativo da iniciativa. O NERD se posiciona como um marco para o desenvolvimento econômico e tecnológico de Pernambuco, fortalecendo redes, acelerando negócios e preparando profissionais para os desafios de um mercado cada vez mais dinâmico.

📸 Foto: Yacy Ribeiro/Secom

Serviço
Núcleo de Empreendedorismo e Residência Digital (NERD)  
Local: Recife – PE  
Integra o programa Inova PE  
Parceria: Governo de Pernambuco, Porto Digital e Finep