segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026

💃 Carnaval de Olinda 2026 aposta em ação inédita de cuidado para turistas mulheres

 
🎶 Na quarta-feira (11) de pré-Carnaval, passageiras argentinas que desembarcaram no Aeroporto Internacional dos Guararapes foram recebidas com passistas e orquestra de frevo, em uma iniciativa inédita que une segurança, cultura e turismo responsável. A ação incluiu a distribuição de cartilhas bilíngues de prevenção ao assédio e à violência de gênero, além da divulgação de estruturas de acolhimento e canais de informação em espanhol.  

🌍 A iniciativa, realizada pelo Instituto Livre de Assédio com patrocínio da Embratur, marca a primeira ação estruturada de prevenção com alcance internacional no Carnaval de Olinda. O objetivo é garantir que turistas estrangeiras, especialmente mulheres viajando sozinhas, tenham acesso imediato a informações e redes de apoio logo na chegada.  

👩‍👩‍👧‍👦 Durante os dias de folia, o Instituto estará presente nas ruas com ações de prevenção e acolhimento, distribuição de cartilhas bilíngues e QR Codes para acesso rápido a serviços de proteção. Um ponto de assistência social bilíngue funcionará das 9h às 2h, de sábado a terça-feira de Carnaval, na Rua Justino Gonçalves, 85, Carmo.  

🔒 A Prefeitura de Olinda reforça que cuidar da segurança das mulheres é também cuidar da economia e do turismo sustentável da cidade. “Queremos que mulheres do Brasil e do mundo escolham Olinda sabendo que aqui elas podem viver a festa com liberdade, respeito e segurança”, destacou a prefeita Mirella Almeida.  

Serviço para a turista  
📍 Recepção especial no Aeroporto Internacional dos Guararapes (11/02)  
📘 Cartilhas bilíngues impressas e digitais: www.institutolivredeassedio.com.br
📲 QR Code com acesso rápido à rede de apoio e canais de denúncia  
🏠 Ponto de acolhimento com tradução: Rua Justino Gonçalves, 85, Carmo  
📸 Foto: Divulgação