sábado, 13 de setembro de 2025

#VcNoBlog Ricardo Andrade

*Viva a Democracia
*Ricardo Andrade

Nossa República começou através de um golpe militar, depois vivemos a "Revolução" de 1930, um golpe civil-militar, logo após, O Estado Novo, 1937/1945, até a redemocratização.

(1945/1947). Houveram várias tentativas de virada de mesa, até o golpe de 1964(militar-civil), com seus longos 21 anos. A Constituição Federal de 1988 é clara, em seu artigo 5o, parágrafo XLIV, a subversão da ordem democrática, violação do Estado de Direito, se constitui num crime. Num momento histórico, a democracia, que estava "nas cordas", ganhou mais um round, na luta contra o arbítrio e o extremismo, independente do espectro político-ideológico. Houve a prevalência da ordem e da Lei contra a barbárie. 

Enquanto defendemos nossa soberania e a autodeterminação dos povos, outros sofrem do complexo de vira-lata, um pseudo-patriotismo(uma postura lesa-pátria), ficando de joelhos contra ameaças imperialistas, expondo bandeiras dos EUA em manifestações, apoiando o que eu chamaria de, uma "sobrerania", ou seja, a intromissão e o domínio de um país sobre outro. A narrativa de um ativismo judicial ou de perseguição política por parte do STF, caíram por terra, diante dos fatos, das provas, e da postura de vários dos personagens, não se resumindo apenas, ao sórdido 08 de janeiro. 

A correlação de forças produzirá novos embates, mas nesse instante, a democracia se reinventa, resiliente, com força e altivez. Viva a DEMOCRACIA!

*Historiador, Mestre em Gestão Pública, Presidente do IHGAAP(Instituto Histórico, Geográfico, Arqueológico, Antropológico do Paulista).