quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Raquel Lyra reforça protagonismo de Pernambuco na agenda de sustentabilidade durante Fórum Nacional de Governadores


A governadora Raquel Lyra participou da XVII reunião do Fórum Nacional de Governadores, nesta quarta-feira (13), em Belém, com o objetivo de debater propostas para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30). Durante o encontro, que reuniu 22 governadores, a gestora estadual apresentou iniciativas de Pernambuco para a transição energética e a descarbonização da indústria.

A governadora destacou a importância de os estados liderarem a agenda climática e ressaltou as ações de Pernambuco. “Precisamos reflorestar as áreas que verdadeiramente são desmatadas, como a Mata Atlântica e a Caatinga, que hoje ainda é tratada como matriz energética para o polo gesseiro. Em Pernambuco, estamos revertendo este quadro com redução de ICMS e a transição energética com o gás e-metanol”, exemplificou Raquel Lyra.

O anfitrião do encontro, o governador do Pará, Helder Barbalho, agradeceu a presença dos governadores e a participação de autoridades como o embaixador André Corrêa do Lago, presidente da Comissão Nacional da COP30. O Fórum buscou estabelecer um consenso entre os estados sobre a agenda climática a ser apresentada ao governo federal.

Pernambuco nas conferências climáticas
O Governo de Pernambuco tem apresentado iniciativas consistentes nas últimas conferências climáticas. Na COP28, em Dubai, o estado lançou o Plano Pernambucano de Mudança Econômico-Ecológica (PerMeie), que alia crescimento econômico à preservação ambiental. Na COP29, em Baku, o governo reforçou seu compromisso com a política pública de transformação ecológica e apresentou o Plano Pernambucano de Adaptação Climática.

Uma das iniciativas da atual gestão, a Plataforma Ecológico-Econômica de Pernambuco, foi reconhecida com o Prêmio MapBiomas na categoria Políticas Públicas. A ferramenta utiliza tecnologia para fornecer dados geoespaciais sobre o estado, facilitando o desenvolvimento de empreendimentos de forma sustentável. Outro projeto, o Plantar Juntos, tem como meta o plantio de mais de 1 milhão de mudas em parceria com a sociedade civil e a iniciativa privada.

Segundo o secretário estadual de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, Daniel Coelho, Pernambuco terá um papel importante na COP30. "Alguns exemplos são estes cuidados com a preservação de biomas como a Caatinga, a recuperação dos corais, e o plantio de árvores na Mata Atlântica. Além disso, estamos levando gás natural para o polo gesseiro, no Sertão do Araripe, e fazendo a integração entre o setor econômico e o setor ambiental”, pontuou.