quarta-feira, 6 de agosto de 2025

Multimodal Nordeste 2025 começa com destaque para inovação e crescimento do setor logístico


A segunda edição da Multimodal Nordeste, o maior evento de logística, transporte de cargas e comércio exterior das regiões Norte e Nordeste, teve início ontem, 5 de agosto, no Recife Expo Center. A cerimônia de abertura reuniu autoridades, empresários e especialistas do setor, celebrando a expansão da feira, que dobrou de tamanho em relação ao ano anterior, com mais de 100 marcas expositoras. A expectativa é atrair cerca de 10 mil visitantes até o encerramento do evento, amanhã (7).

O evento é uma realização da Insight Feiras & Negócios e conta com a participação de importantes nomes do setor. O presidente de honra, Manoel Ferreira Júnior, esteve presente na abertura, juntamente com os diretores da feira, Carol Baía, Domenico Carneiro, Rodrigo da Fonte e Tatiana Menezes, além de diversas autoridades, como o secretário de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco, André Teixeira Filho, e o presidente da Empetur, Eduardo Loyo.

Domenico Carneiro, diretor da feira, destacou o sucesso do evento. “A primeira edição revelou a carência de um evento como este no Nordeste. Hoje conseguimos reunir grandes players de transporte rodoviário, marítimo, aéreo, armazenagem e sistemas logísticos, conectando todo o setor”, pontuou. Rodrigo da Fonte, por sua vez, ressaltou o crescimento expressivo: “Conseguimos dobrar o tamanho da feira. Já temos fila de espera para 2026, o que comprova a força desse projeto”.


A programação do evento inclui exposições e rodadas de negócios, e o ciclo de debates "Conecta Multimodal", que aborda temas como inteligência artificial, sustentabilidade, transição energética e a participação feminina na logística. Rinaldo Lira, diretor de Desenvolvimento e Gestão Portuária do Porto de Suape, enfatizou a relevância da feira para a discussão de temas estratégicos. “Suape representa a logística digital de Pernambuco. É um complexo industrial-portuário estratégico e estamos vivendo um momento oportuno para discutir inovação, transição energética e integração com a Transnordestina”, afirmou.

Entre os expositores, a NDD apresentou o NDD Log, uma plataforma de gestão logística que promete reduzir custos em até 7%, além de um projeto de compensação de carbono alinhado a práticas ESG. "É uma solução pensada para embarcadores que desejam eficiência na gestão do frete”, explicou Alceu Keller, diretor comercial da empresa.

A Multimodal Nordeste 2025 segue até amanhã, das 14h às 20h, no Recife Expo Center. A entrada para profissionais do setor é gratuita e para o público geral, o ingresso custa R$ 50 (válido para os três dias). O credenciamento pode ser feito pelo site www.multimodalnordeste.com.br