Na próxima sexta-feira, 4 de julho, o público recifense terá a oportunidade de conhecer uma proposta inovadora sobre a prática do modelo vivo com o lançamento do livro Atelier Risco!, na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), unidade Derby, a partir das 19h. A publicação é fruto do trabalho do grupo Risco!, que desde 2013 vem ressignificando a tradição do desenho de modelo vivo ao propor uma abordagem mais participativa e expressiva, chamada de “modelagem viva”.
📖 Publicação registra experiências artísticas e pedagógicas
Com edição da Editora Inteligência Sensível, o livro reúne em 48 páginas registros de 16 sessões realizadas entre outubro de 2024 e abril de 2025 no Recife. São desenhos, fotografias e incursões gráficas que documentam a vivência artística do grupo. O projeto, viabilizado pelo Funcultura (Fundo de Incentivo à Cultura do Governo de Pernambuco), também incluiu uma oficina de capacitação em mediação acessível e a exposição O lugar do efêmero e do inesgotável, realizada em parceria com instituições como o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, o IAC/UFPE, a Fundaj e o Museu do Homem do Nordeste.
🎭 Performance abre a noite de lançamento
A programação começa com a performance A Menor Mulher do Mundo, de Bruna Rafaella Ferrer, coordenadora pedagógica e diretora artística do Risco!. A ação propõe uma reflexão sobre a representação feminina e convida o público a participar ativamente da sessão de modelagem viva, registrando as poses da performer com materiais artísticos disponibilizados no local. A classificação etária é livre.
Bruna Rafaella, que também desenvolve pesquisa de pós-doutorado na Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes) da Fundaj, destaca o caráter formativo e investigativo da prática:
> “Com a modelagem viva, o Risco! promove a formação artística de diversos agentes culturais, enquanto propõe uma pesquisa visual e performática, entendendo o corpo como provocador de diálogo criativo e fonte de pesquisa multidisciplinar.”
🔍 Pesquisa e interdisciplinaridade
A publicação integra a pesquisa acadêmica Situações Artísticas e Pedagógicas na Prática Criativa com Modelo Vivo, conduzida por Bruna Rafaella. Para Alexandre Zarias, pesquisador da Dipes e supervisor da pesquisa, o grupo Risco! representa uma experiência de liberdade e expansão: “O projeto toma como ponto de partida o corpo e faz confluir diferentes linguagens: as artes, as ciências humanas, a filosofia e as tecnologias.”
🧑🎨 Ficha técnica e equipe envolvida
O projeto contou com uma equipe diversa de artistas, modelos vivos, debatedores e profissionais da acessibilidade. Entre os nomes envolvidos estão Renata Caldas (produção), Walton Ribeiro (registros), Filipe Aca e Matheus de Mendonça (design gráfico), e Guilherme Moraes (curadoria). A oficina de mediação acessível teve como ministrantes Vanessa Marques, Michell Platini e a própria Bruna Rafaella.
📌 Serviço
- 📚 Lançamento do livro Atelier Risco! + sessão de modelagem viva A Menor Mulher do Mundo
- 📅 Data: Sexta-feira, 4 de julho
- 🕖 Horário: 19h às 21h
- 📍 Local: Sala de Leitura Nilo Pereira – Fundaj Derby (Rua Henrique Dias, 609 – Derby)
- 🎟️ Entrada gratuita
- 💰 Valor do livro (oferta de lançamento): R$ 40,00
- 👤 Classificação etária: Livre
- 📱 Mais informações: @riscoexperimental