A formação presencial do projeto Da Poesia ao Vídeo - Ocupação Pajeú chega às cidades de Carnaíba, Tabira e Triunfo em maio, levando oficinas que unem literatura e audiovisual. As aulas do projeto são divididas em expositivas, realizadas online em abril, e práticas, que serão presenciais, totalizando 20 horas de curso ministradas pela produtora e realizadora audiovisual Eva Jofilsan.
O objetivo da iniciativa é ampliar o debate sobre videopoesia, um gênero que integra a produção audiovisual com a literatura. Durante as oficinas, os participantes aprenderão técnicas de captação e montagem e, ao final, apresentarão videopoemas inspirados no universo poético e cultural do sertão pernambucano. Essas produções poderão ser inscritas em festivais e mostras audiovisuais.
A escolha do Sertão do Pajeú como foco do projeto se deu pelo reconhecimento da região como um berço da poesia, especialmente da cultura oral. Segundo Eva Jofilsan, a proposta busca unir a tradição poética do interior aos recursos técnicos do audiovisual, democratizando o conceito de videopoesia e incentivando a produção criativa fora da capital pernambucana.
Criado inicialmente na Região Metropolitana do Recife, o projeto já passou por diversas cidades do estado, incluindo Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Bezerros, Arcoverde, Garanhuns e Goiana. A edição no Pajeú dá continuidade à proposta de inclusão e acesso à formação audiovisual para novos públicos.
O Da Poesia ao Vídeo é realizado pela Espiral Filmes, com produção da Anilina Produções e incentivo do Funcultura Audiovisual/Fundarpe/Secult/Governo de Pernambuco.
Programação das oficinas presenciais
- Carnaíba: 5 e 6 de maio | 08h às 12hLocal: Escola Municipal Domingos Jacinto Ferreira
- Tabira: 8 e 9 de maio | 14h às 18hLocal: Centro Cultural Poeta Zé de Mariano
- Triunfo: 12 e 13 de maio | 14h às 18hLocal: Casa Brincante