quinta-feira, 1 de maio de 2025

Morre Nana Caymmi, uma das grandes vozes da música brasileira

 

A cantora Nana Caymmi faleceu nesta quarta-feira, 1º de maio de 2025, aos 84 anos, no Rio de Janeiro. A artista estava internada desde agosto do ano passado na Clínica São José, em Botafogo, para tratar uma arritmia cardíaca. Filha do icônico compositor baiano Dorival Caymmi e da cantora Stella Maris, Nana nasceu no Rio de Janeiro em 29 de abril de 1941, com o nome Dinahir Tostes Caymmi. 

Primogênita de uma família marcada pela música, Nana Caymmi era irmã dos músicos Dori Caymmi e Danilo Caymmi, que também seguiram carreira artística. Sua estreia na música aconteceu em 1960, quando gravou Acalanto, composta por seu pai em sua homenagem. 

Ao longo da carreira, Nana eternizou clássicos com sua voz inconfundível, interpretando composições de grandes nomes da MPB, como Tom Jobim, Vinicius de Moraes e Milton Nascimento. A cantora deixa três filhos e duas netas. Sua partida representa uma grande perda para a música nacional, mas sua obra continua viva na memória dos fãs e na história da cultura brasileira.