segunda-feira, 26 de maio de 2025

Festival celebra tradição da ciranda e homenageia mestre João Limoeiro em Nazaré da Mata


No próximo dia 31 de maio, a cidade de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, será tomada pelo ritmo contagiante da ciranda com a realização do Segundo Festival de Ciranda João Limoeiro. O evento, que acontece no Parque dos Lanceiros, presta homenagem ao mestre João Limoeiro, reconhecido como Patrimônio Vivo de Pernambuco, e destaca a importância dessa expressão cultural no estado.  

A programação gratuita contará com apresentações culturais, feira de artesanato, rodas de diálogo e exibições audiovisuais, oferecendo ao público uma imersão na riqueza da ciranda e de outras manifestações populares. Para a diretora executiva do festival, Erika Waleria, o evento representa não apenas uma celebração, mas também um marco na valorização da tradição.  

"João já era Patrimônio Cultural de Pernambuco antes de receber o título, mas celebramos essa formalidade com este lindo festival, que hoje se torna um marco na história de quem constrói a ciranda no estado. É uma honra fazer parte desse momento!", declarou Waleria.  

Programação para todos os públicos  

O festival inicia suas atividades pela manhã com a abertura da Feira de Artesanato das Mulheres Criativas, reunindo produções de artesãs da região. À tarde, mestres da ciranda, do maracatu e outras manifestações culturais participam de uma Roda de Diálogos sobre patrimônio e identidade. Já no início da noite, será exibido o curta "Rei da Ciranda Pesada" e o videoclipe "Cana Queimada de Desejos", que exaltam a trajetória de João Limoeiro e sua contribuição para a cultura popular.  

Encerrando o festival, a partir das 19h, o público poderá prestigiar apresentações de grupos e mestres que perpetuam a tradição da ciranda, coco e maracatu, incluindo atrações como Ciranda Bela Rosa, Noé da Ciranda, Maracatu Carneiro da Serra, além do próprio homenageado, João Limoeiro.  

Compromisso com acessibilidade  

O evento contará com infraestrutura inclusiva para garantir que pessoas com deficiência possam desfrutar da programação, reforçando o compromisso da organização com a democratização do acesso à cultura.  

Com entrada gratuita, o Segundo Festival de Ciranda João Limoeiro promete emocionar e fortalecer ainda mais a identidade cultural pernambucana.  

Serviço  

Data: 31 de maio de 2025  
Local: Parque dos Lanceiros, Nazaré da Mata – PE  
Horário: A partir das 10h  
Entrada gratuita