Edimburgo, Escócia – A arte pernambucana de Gil Kozicka, artista plástica natural de Recife, ganha destaque internacional com sua participação no livro "Mulheres que Cruzaram Oceanos" e uma exposição coletiva no Consulado-Geral do Brasil em Edimburgo. O evento, que promete ser uma celebração da arte, imigração e resistência feminina, acontece no dia 3 de junho.
Gil Kozicka, cuja trajetória artística floresceu em terras estrangeiras, começou a pintar profissionalmente em 2019, em Bristol, antes de se firmar na Escócia. "Pintar sempre foi meu idioma secreto. Mas só em 2019 eu consegui transformar isso em profissão. Comecei em Bristol e hoje sigo firme aqui na Escócia", compartilha a artista, que se mudou para a Alemanha aos 35 anos, após viver em Olinda, Recife e Piedade (Jaboatão dos Guararapes).
No dia 3 de junho, o Consulado-Geral do Brasil em Edimburgo abrirá suas portas para inaugurar um espaço dedicado à arte, recebendo a exposição de Gil Kozicka e da curadora e artista Patrícia Evangelista, brasileira radicada em Londres. A mostra apresentará mais de 10 telas de Gil, parte de sua série "As Mulheres do Sertão", que evocam as cores e a força do Nordeste brasileiro. A exposição ficará aberta ao público no dia do evento e permanecerá durante 30 dias para os visitantes do consulado.
A noite de lançamento do livro "Mulheres que Cruzaram Oceanos" será enriquecida por apresentações de balé dirigidas por Margot Sales, com bailarinos que possuem conexão direta com os temas abordados na coletânea.
"Esse projeto é um encontro de mulheres que cruzaram oceanos levando na bagagem não só arte, mas resistência", explica Gil Kozicka, emocionada por estar inaugurando um espaço tão significativo para a arte brasileira no exterior.
"Estamos falando de imigração, pertencimento e reconstrução. A arte é nosso passaporte emocional", reitera a artista, que é uma das 26 coautoras brasileiras residentes no Reino Unido a integrar a coletânea. Gil Kozicka não só participa com sua história inspiradora, mas também é a responsável pela arte da capa do livro.
A noite no coração da capital escocesa promete ser memorável, unindo as vibrantes cores nordestinas, a poesia dos passos de dança e a poderosa representatividade de mulheres que, através da arte, narram suas jornadas de superação e inspiração.