Em um ambiente elegante e refinado, o Restaurante Vasto, no Shopping Recife estava com tudo pronto para receber jornalistas, influencers, empresários e patrocinadores. Foi a noite de abertura da 22ª Edição do Recife Restaurante Week, cujo tema é “Cozinhas Regionais do Mundo”. Os anfitriões do evento, o coordenador regional Leonardo Barbosa e o CEO do Brasil Restaurante Week, Fernando Reis, receberam a todos com muita simpatia.
O cardápio foi apresentado em um pequeno cartão com QR-Code, onde pudemos escolher a entrada, prato principal e sobremesa. Respectivamente, eu escolhi Focaccia com Alecrim – deliciosamente ardido com queijo, cebola e azeitonas; penne ao molho funghi com polpetone – almôndega recheada com queijo e ao fim, brigadeiro com morango e pedacinhos de biscoitos. Outro destaque à mesa foi a picanha com farofa de banana e arroz de aveia Quaker, um dos patrocinadores. Quem provou, gostou.
E já que falei nos patrocinadores – aqui chamados de “harmonização” - além da Quaker, a Ambev e a Pepsico também estavam fazendo parte da grande noite. A Pepsico estava lançando o novo sabor do Pepsi Black. A Ambev, por sua vez, mostrou a cerveja sem álcool e sem glúten, além do Guaraná Antarctica Zero. E a Quaker também estava lançando o Arroz de Aveia, em que a parte do faturamento das vendas é doado para a ONG Amigos do Bem, que atua no combate à fome e na assistência social no Sertão Nordestino.
E como é prestigiar a comida regional? “Eu acho que é uma obrigação na verdade, a ostentação está completamente fora de moda, as pessoas querem é ter experiências reais com a comida real, a comida de cada lugar. Se falavam em sabores de figos, por exemplo, mas a minha vivência com o doce é o rolete de cana”, relata o idealizador do evento, Leonardo Barbosa.
“Eu acho interessante porque o objetivo, com esse tema, é que as pessoas, de todas as regiões do País se conectem com suas comidas, com suas criatividades”, afirma o CEO do Brasil Restaurante Week, Fernando Reis. Todos os festivais Restaurante Week do Brasil, em 2023, faturaram, ao todo R$ 500 milhões de reais, injetando recursos no setor gastronômico das cidades-sede.
Influencers, como Clara Guimarães, Jurema Fox e a embaixadora do Recife Restaurante Week, Dianna Sena marcaram presença no evento. Dianna fez questão de ressaltar sua satisfação em participar de tudo isso. “É um prazer! Eu fico muito feliz, pois é a quarta edição em que estou participando como embaixadora. A gastronomia é um assunto muito democrático. Todo mundo tem uma opinião a dar sobre um prato, uma sobremesa, uma preferência”.
Até o dia 09 de novembro, mais de 40 restaurantes participantes vão disponibilizar maravilhosos cardápios, com entrada, prato principal e sobremesa, tendo preços que variam entre R$ 50,00 e R$ 150,00. Se o Recife Restaurante Week for tão acolhedor e diferenciado quanto sua noite de abertura, o sucesso certamente será garantido!