quarta-feira, 27 de março de 2024

Vereadora e Secretária dos Direitos dos Animais do Recife, Andreza Romero, filia-se ao PSB


A vereadora e secretária dos Direitos dos Animais do Recife, Andreza Romero, oficializou sua mudança de legenda para o Partido Socialista Brasileiro (PSB), nesta quinta-feira (21). Diante de amigos, família, imprensa e aliados políticos, Andreza reforçou seu comprometimento com a causa animal e destacou que a decisão de se juntar ao PSB está ligada às políticas defendidas pelo partido, especialmente na atenção dada aos direitos e bem-estar dos animais. 

Com a adesão da vereadora, sobe para 15 o número de parlamentares da bancada da sigla socialista na Câmara Municipal do Recife. Andreza, que busca o segundo mandato, foi a parlamentar mais votada da atual composição da Casa e a segunda com maior número de votos entre os candidatos da Frente Popular em 2020.

Quando assumiu a Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais do Recife, em maio do ano passado, Andreza estreitou ainda mais os laços com o PSB e sobretudo, com o prefeito João Campos. Na ocasião da filiação, João compartilhou um momento marcante em sua vida, o desafio da campanha para prefeito em 2020, e ressaltou a lealdade de Andreza desde aquele momento: “Enquanto muitos diziam que eu era jovem demais para conseguir, um príncipe, um menino, não estava pronto, Andreza, já eleita como a segunda vereadora mais votada, afirmou: ‘estou 100% com você no seu projeto’. Essa união vem sendo fortalecida durante meu mandato, com várias ações concretizadas e outras que já estão por vir. Juntos, nós vamos fazer história nessa cidade.”

Agora integrando o partido, Andreza destacou que está pronta para encarar os novos desafios juntamente com o prefeito: “Entre eles, seguir na luta contra o uso da tração animal em carroças, uma questão difícil, mas muito importante. Também poderemos comemorar o atendimento ampliado do Hospital Veterinário do Recife, que passará a ser 24h.”

Andreza ressaltou ainda que no PSB conseguirá mais estrutura política para as eleições e será uma das prioridades do partido no pleito municipal: “ao lado de João conseguimos fazer o Recife vivenciar melhorias nas políticas efetivas em prol dos direitos dos animais. Com minha mudança para o PSB, tenho certeza que continuaremos fortalecendo essa sintonia em busca de mais qualidade de vida para os animais e para todos os cidadãos recifenses”. 

A nova socialista enumerou os feitos à frente da pasta dos Direitos dos Animais, entre eles a implantação do atendimento de domingo a domingo no Hospital Veterinário do Recife, assim como as obras de triplicação do equipamento, a criação da plataforma Adota Pet, que facilita a adoção de animais resgatados em operações do governo municipal, o resgate de mais de 200 cavalos de situação de maus-tratos e a retirada dos animais do Parque Treze de Maio. 

O evento foi realizado às 18h30 dessa quinta na Sede do PSB, no Empresarial Burle Marx, 2615, na Av. Agamenon Magalhães, bairro do Espinheiro. O prefeito João Campos, o presidente estadual da sigla, deputado Sileno Guedes, o presidente da Câmara Municipal do Recife, Romerinho Jatobá, e o esposo de Andreza, deputado Romero Albuquerque, entre outros parlamentares, participaram do ato. 

*ATUAÇÃO*

Andreza Romero foi a segunda vereadora mais votada da Frente Parlamentar em 2020. Na Câmara, foi vice-presidente da Comissão de Legislação e Justiça, presidente da Comissão de Meio Ambiente e membro do colegiado de Defesa dos Direitos da Mulher. É autora do Protocolo Violeta, que estabelece diretrizes para o acolhimento de mulheres vítimas de importunação em bares e estabelecimentos semelhantes no Recife. À frente da Secretaria dos Direitos dos Animais, deu início à obra de triplicação do Hospital Veterinário do Recife e criou projetos como o CãoPaz, que leva atendimento veterinário aos bairros, o AdotaPet, aplicativo de adoção de animais resgatados pela Prefeitura do Recife, e o Meu Amigo Protetor, um cadastro que possibilita apoio a Organizações Não-Governamentais e protetores independentes. Também articulou a retirada dos animais que viviam no minizoo do Parque Treze de Maio e intensificou as ações de fiscalização da Lei da Tração Animal, resgatando mais de 200 cavalos nos últimos meses.