sexta-feira, 22 de março de 2024

Tech Woman apresenta detalhes de sua segunda edição


Na noite da última quinta-feira (21), houve o lançamento da segunda edição do projeto Tech Woman. O evento, no Terraço Verde do ITBC, no Bairro do Recife, reuniu várias mulheres do meio de tecnologia e inovação interessadas nos detalhes do próximo grande encontro, que foram apresentados pelas idealizadoras Laís Xavier e Kássia Alcântara, presidente e vice-presidente de Marketing e Comunicação da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação de Pernambuco e da Paraíba (Assespro PE/PB), respectivamente. A ocasião contou com presenças especiais como a Secretária da Mulher do Governo de Pernambuco, Mariana Melo, e a diretora da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), Virgínia Sgotti, entre várias outras.

O Tech Woman 2024 será realizado no dia 31 de agosto, no Armazém Catorze, no Bairro do Recife, com a projeção de reunir em torno de 1.200 mulheres ou pessoas que se reconheçam como. Tem como objetivo inspirar mulheres a conhecer mais e melhor o mercado de tecnologia da informação e como esse meio pode ser uma porta de entrada para mudança de vida e independência que muitas desejam. Tudo a partir de palestras com temas em alta e debates com profissionais experientes no eixo nacional e até internacional. “Entendemos que precisamos de mais diversidade na área de TI. Mulheres chegando nesses espaços podem mudar a realidade de altos cargos que são predominantemente ocupados por homens. Nosso primeiro evento foi um sucesso e queremos continuar esse estímulo e empoderamento profissional porque acreditamos que é possível, sim”, destaca Laís Xavier. 

“A grande maioria das mulheres está na área administrativa e não na área de tecnologia. Aos poucos isso vem mudando. E prova disso é o perfil do REC ‘n’ Play de 2023, que, pela primeira vez, tivemos mais mulheres participando do que homens. Isso mostra que estamos no caminho certo, com o máximo de diversidade. E o Tech Woman entra perfeitamente nesse espaço. Ano passado foi um sucesso absurdo ao colocar mil mulheres em evento fechado para discutir tecnologia, em um ambiente extremamente masculino. Não queremos ver apenas a maioria das mulheres sendo participantes no REC ‘n’ Play, mas sendo participantes no grande movimento popular, cultural, digital que é o Porto Digital, por suas startups, suas lideranças. Esse é o caminho. Viva o Tech Woman”, destacou o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena. 

O evento, com pré-inscrição já disponível (https://www.even3.com.br/pretw2024/), continuará com dois perfis, a trilha tecnológica, para mulheres que já estão na área, mas desejam conhecer a vanguarda, por dentro do que há de mais novo, principalmente diante dos estudos e tendências levantados pela academia. Já para aquelas que ainda estão começando sua jornada, haverá a trilha de carreira. “Vamos contar com especialistas de Recursos Humanos (RH) e nomes expressivos do mercado, incluindo depoimentos e orientações para quem deseja entrar e permanecer, além de dicas sobre cursos e estudos que podem facilitar todo o processo. Estamos no Recife, no berço da inovação do País. Queremos ampliar a capacidade para ver perspectivas diferentes. É justamente nessa diversidade que a gente traz um diferencial competitivo imenso para nosso ecossistema”, reforça a presidente da Assespro. 

Entre os nomes já confirmados para o dia 31 de agosto, pernambucanas que brilham na liderança mundo afora como a diretora de engenharia na Stack Overflow, Roberta Arcoverde, a engenheira de software na Amazon, Laís Souza, a sênior staff engineer na @Open-co, Nancy Lira, e a paraense LinkedIn Top Voices e Fundadora do Elas Programam, Silvia Coelho. Em tempo, a realização do Tech Woman é assinada pela Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação de Pernambuco e da Paraíba (Assespro PE/PB) e Combogó Comunicação, com o patrocínio da WEX, Claro, Even3 e Mondelez International. 

*Inclusão e conforto*
A estrutura do evento vai contar novamente com vários detalhes pensados estrategicamente para o bem-estar de todas. Para que interessadas que moram em áreas mais afastadas possam participar da ocasião, sem impedimentos por conta da distância ou mesmo custo de locomoção, haverá esquema de transporte em sintonia com algumas prefeituras. Aquelas que são mães contarão também com área kids, onde as crianças poderão ficar ao longo do evento, e as responsáveis aproveitarem ao máximo a programação. Lounge para conexões e network profissional, com cadastramento de currículo, e arena gourmet com food trucks também estão entre as apostas para uma experiência completa. 

*Primeira edição do Tech Woman*
A primeira edição do Tech Woman foi realizada no dia 25 de novembro de 2023, no Armazém Catorze, no Bairro do Recife, reunindo 1.000 participantes, entre 17 e 66 anos. O público veio do litoral ao sertão, com representantes de 21 cidades de Pernambuco, além de mulheres da Paraíba, do Rio Grande do Norte e de São Paulo. Foram 450 inscrições sociais disponibilizadas para aquelas em situação de vulnerabilidade social usufruírem e construírem conhecimento. 

Ingressos e outras informações: www.techwoman.rec.br ou @techwoman.rec 

*Serviço:*
O que: segunda edição do Tech Woman
Quando: 31 de agosto de 2024
Onde: Armazém Catorze, no Bairro do Recife - Av. Alfredo Lisboa, s/n
Realização: Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação de Pernambuco e da Paraíba (Assespro PE/PB) e Combogó Comunicação

Patrocínio: WEX, Claro, Even3 e Mondelez International 

*Link para pré-inscrição:* https://www.even3.com.br/pretw2024/