quarta-feira, 27 de março de 2024

Prêmio Inova: Senac-PE fica em terceiro lugar com o programa PRINTS


O Senac Pernambuco ficou em terceiro lugar no Prêmio Inova, que reconhece as melhores práticas em educação profissional executadas pelos Departamentos Regionais do Senac de todo o Brasil. A instituição concorreu com seis projetos do PRINTS, o Programa de Inovação e Tecnologia do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Ao todo, disputaram o prêmio outros 95 projetos de todo o Brasil. O resultado foi anunciado na última sexta-feira (22) durante cerimônia no Rio de Janeiro.

Os seis projetos do Senac-PE que concorreram foram: PRINTS-EDU - realização de mestrado interinstitucional acadêmico em Administração e Desenvolvimento, em turma exclusiva para colaboradores do Sistema Fecomércio PE; PRINTS-CARB - desenvolvimento e implementação do modelo de mensuração e neutralização de carbono em unidades educacionais; PRINTS-RES - implantação de Plano de Gestão de Resíduos Sólidos; PRINTS-PESQ - implantação do Núcleo de Pesquisa do Senac-PE; PRINTS-TD: planejamento e implantação de modelo de transformação digital em unidades educacionais; e PRINTS-INC - um modelo de negócio inovador para incubadora e aceleradora de empresas no Senac-PE.

"O PRINTS se destaca pela originalidade na concepção e na integração dos seis projetos distintos, abrangendo pesquisa, inovação, educação, sustentabilidade e desenvolvimento tecnológico. O prêmio é um reconhecimento a tudo isso", explica Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE. "Com o PRINTS, queremos colocar o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE em um novo patamar de atuação, gerando um grande impacto positivo nos seus ecossistemas de atuação. Especificamente sobre o Senac Pernambuco, que concorreu a esse prêmio do Senac Nacional, o PRINTS está promovendo uma educação profissional e tecnológica transformadora e aderente às necessidades atuais do mundo do trabalho", completa.

O Programa, como um conjunto de projetos relacionados e coordenados de maneira ágil, impacta múltiplos atores do ecossistema de inovação do comércio de bens, serviços e turismo de Pernambuco e do país, gerando impacto positivo para o setor. Dada a sua amplitude e profundidade, está em curso uma transformação cultural com foco em TI, soluções educacionais, de gestão e de negócios e estratégias ESG alinhadas aos ODS/ONU. Os projetos em desenvolvimento pelo Senac foram estruturados para serem replicáveis em todas as Unidades Educacionais e nas unidades de apoio, bem como em outros Departamentos Regionais do Senac, com metodologias e ferramentas adaptáveis às diferentes realidades.

Segundo Bernardo Peixoto, a replicabilidade do programa contribui para a democratização da inovação na educação profissional em todo o país. "O Programa coloca o aluno no centro do processo educacional, com foco na personalização da aprendizagem e no desenvolvimento de habilidades e competências relevantes para o mercado de trabalho. Ele busca romper com modelos tradicionais de ensino e aprendizagem, incorporando tecnologias inovadoras, metodologias ativas e experiências imersivas. Essa abordagem prepara os alunos para os desafios do futuro", afirma Bernardo Peixoto.

O Prêmio Inova é uma iniciativa inédita no Senac, promovida pelo Departamento Nacional, no âmbito do Programa de Reconhecimento. O primeiro colocado foi o Departamento Regional do Rio Grande do Norte, que apresentou o Programa Educação Inovadora. Já o segundo lugar ficou com o Departamento Regional do Rio de Janeiro, com o Projeto Lab Saúde.