quarta-feira, 27 de março de 2024

Iza Arruda coordena Grupo de Trabalho sobre Política Nacional do Cuidado na Câmara dos Deputados

 
A deputada federal Iza Arruda (MDB/PE) assume a coordenação do Grupo de Trabalho dedicado à Política Nacional do Cuidado na Câmara dos Deputados. A deputada Sâmia Bomfim (PSOL/SP), foi designada como relatora do grupo. A deputada Iza Arruda ressalta a importância de tal iniciativa, afirmando: "Nosso objetivo é promover políticas que garantam às mulheres mais tempo livre, assim como oportunidades ampliadas de educação, carreira e participação no mercado de trabalho", ressalta a deputada Iza Arruda.

O Grupo de Trabalho, conduzido pela Secretaria da Mulher da Câmara Federal, tem como principal objetivo compilar projetos já em tramitação na Casa e elaborar um marco legal abrangente sobre a política do cuidado envolvendo mulheres. A ideia é promover a igualdade garantindo que as mulheres tenham acesso igualitário a recursos, oportunidades e serviços de cuidado, e que seu trabalho de cuidado seja reconhecido e valorizado na sociedade. 

O assunto abordado pelo grupo se concentra em atividades muitas vezes negligenciadas, como os afazeres domésticos e o cuidado de familiares, responsabilidades que recaem predominantemente sobre as mulheres. "Quem cuida delas?", questiona Iza Arruda, enfatizando que, mesmo com múltiplas jornadas, elas equilibram a educação dos filhos, a administração doméstica e, frequentemente, o trabalho remunerado.

Iza Arruda ressalta a importância vital do cuidado e da valorização das políticas relacionadas a ele, destacando a necessidade de garantir acesso ao cuidado. "Estou otimista em relação ao Grupo. Trabalharemos incansavelmente para criar uma política de cuidados que valorize as mulheres e contribua para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todos", enfatiza a deputada.