quarta-feira, 27 de março de 2024

Calor piora quadros de doenças de pele


Estamos vivendo período de calor intenso. E isso pode causar inúmeros problemas na pele.
Um deles é a dermatite seborreica, que causa descamação no couro cabeludo, na face e na região central do tórax. Uma condição, que não tem cura, mas tem controle, com uso de medicamentos e shampoos passados pelo dermatologista. O calor intenso associado à umidade pode piorar esse quadro. É importante o paciente buscar um médico e seguir rotinas de cuidados, como evitar banho quente e uso de secadores, lavando os cabelos diariamente.
Quadros de acne também podem acontecer, por conta do excesso de radiação solar, com o suor e o próprio uso de filtro solar ( acne cosmética) . Vale salientar que ela pode aparecer tanto no rosto, quanto nas costas e ombros. O ideal, nesse caso, é procurar um dermatologista para uma avaliação e indicar os produtos adequados ao dia a dia.

Com dias de calor intenso e chuvas ainda tímidas, a dermatite atópica costuma incomodar quem sofre com esse processo inflamatório crônico. Ela causa lesões avermelhadas, que coçam muito e, às vezes, descamam, e são mais comum em crianças. O banho frio deve ser a regra, não descuidando da hidratação da pele!
Vale lembrar ainda que o calor e a umidade propiciam um ambiente propício para o surgimento de fungos, causando micoses nos pés, virilha e tronco. Já no caso de crianças pequenas, as brotoejas ( nomeadas pelo dermatologista como Miliárias) são comuns de aparecerem e são bastante incômodas, aparecendo tanto em adultos como em crianças.

Realize cuidados básicos com a pele nesses dias de calor como procurar lugares mais frescos e com sombra, ingerir bastante água, evitar o sol entre 09h e 16h, usar roupas leves e à base de algodão. Também é importante fazer uso regular de protetor solar, adequado para o tipo certo de pele,mesmo em dias nublados, manter alimentação saudável, acessórios com fotoproteção, como óculos de sol, além do uso de bonés e camisas.