quarta-feira, 27 de março de 2024

Atípicos Run: corrida pela inclusão será realizada em Caruaru em abril


 Em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado dia 2 de abril, será realizada a Atípicos Run, corrida pela inclusão que terá sua segunda edição em Caruaru. No dia 20 de abril, a partir das 7h, o Parque Ambiental São Francisco receberá os participantes, que terão três percursos para escolher: 3,2km para corrida; 2,8km para caminhada; e 2km para cãominhada. Podem participar crianças e adultos atípicos, típicos, bem como cães de estimação.

 Organizada pela Educação Especial PE e pelo Centro de Excelência em Educação e Terapias Integradas (CENEETI), a corrida dá início ao mês em que o autismo é o tema central de debates e esclarecimentos. “Usamos a data para reflexão e aprofundamento sobre o tema para desfazer preconceitos e tabus em torno do espectro autista, além de reivindicar direitos das pessoas com TEA”, explica Lidieri Barros, especialista em educação especial e inclusão e CEO do CENEETI. 

 Para participar, é preciso fazer a inscrição no site https://educacaoespecial.lojaintegrada.com.br/atipicos-run-inscricao. A taxa de R$ 60 – que pode ser paga com cartão de crédito e dividida em até três vezes - dá direito ao kit do atleta, que inclui uma camisa, uma bolsa, uma garrafa e uma medalha. O Parque Ambiental São Francisco fica na Rua Sizenando Leite, s/n, bairro São Francisco. 

*Sobre Educação Especial PE e CENEETI* - A Educação Especial PE existe há mais de 25 anos em Pernambuco. Referência em educação inclusiva de crianças e adultos com transtornos e deficiência, sua missão é conscientizar as pessoas sobre igualdade e a importância da inclusão de pessoas com deficiência, a fim de gerar uma verdadeira transformação social. Localizado em Caruaru, o CENEETI é o mais completo centro de terapia integrada da região, com uma equipe transdisciplinar formada por psicopedagogos, psicólogos / terapeutas ABA, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, musicoterapeutas, psicomotricistas e oferece atendimentos especializados em Terapia Assistida por Animais (TAA) e Educação Assistida por Animais (EAA). O CENEETI fica localizado na Rua Pasteur, 220, bairro Universitário.

*Sobre Lidieri Barros* – Psicopedagoga, especialista em educação especial e inclusão, é diretora de dois centros de educação inclusiva (Educação Especial PE e CENEETI) e a idealizadora de maletas pedagógicas e de diversos materiais adaptados para alfabetização e letramento. Atualmente, Lidieri Barros assessora mais de 500 crianças em todo o Brasil e, também, nos Estados Unidos.