domingo, 17 de março de 2024

Altemar Dutra Junior começa hoje (17) uma turnê em Pernambuco

 

O cantor Altemar Dutra Junior, 54 anos, está com uma agenda de shows aqui no estado. A maratona de shows começa hoje (17) no município de Vertentes, a 187 km do Recife. Depois ele faz outros quatro shows, sendo dois na capital pernambucana (dias 19 e 23/03), Jaboatão dos Guararapes (21/03) e Paulista (23/03). O publico pernambucano, como fã de seresta que é, já está ansioso para conferir de perto. “É pelo espaço da minha vida, da vida da minha família, da minha carreira. Espero encontrar os amigos pernambucanos em todos esses shows”, revela um agradecido Altemar Dutra Junior.

Em seus shows, Altemar Dutra Jr. se entrega profundamente em cada interpretação. Para quem aprecia boa música, é um espetáculo à parte ouvir o artista fazer, com afinação, o caminho da potência à suavidade, do grave ao agudo. O intérprete já se apresentou em países, como Cuba, Angola, França entre outros. No entanto, conhece o Brasil como poucos: já fez shows pelo País todo e em cada apresentação, em cada cidade que esteve deixou algo de especial do seu canto e da sua presença.

Altemar se considera um seresteiro, mas empresta sua voz para muitos gêneros, sejam boleros em espanhol ou os grandes standards da música americana. Ele mostra sua versatilidade nas canções românticas, nos sambas e nos xotes, mas tem um carinho especial pelo carnaval tradicional e suas marchinhas. A verdade é que Altemar Dutra Jr. é um apaixonado pela música e faz questão de transmitir isso ao seu público.

Referência em Família - Ele é rodeado pela música desde sempre, pois Dutra Junior é filho dos cantores Altemar Dutra (1940-1983) e Martha Mendonça. “Eles me influenciaram muito, né? Meu pai é minha maior referência, sou muito fã até hoje de sua voz, da sua técnica e do grande sentimento. Mas claro que tenho admiração por outras grandes vozes. Dos artistas modernos sou fã do Luís Miguel, que é de uma grande importância na minha carreira. De muitas vozes eu vou construindo minhas referências, influências, vai mexendo, e assim vou construindo meus 29 anos de carreira”, relata. Na foto, ele, criança, está com os pais e a irmã Deusa.

Da influência musical em casa até a profissionalização foi um longo caminho, “Comecei a cantar na noite, a virada de chave para ser um cantor aconteceu de forma natural. Felizmente Deus sempre abençoou e as coisas foram acontecendo, com muita calma e com muito pé no chão. Embora cante outros ritmos, o principal é mesmo a seresta “O cancioneiro, o resgate, a música romântica brasileira. Porém tudo que agrade, eu canto, tudo que encaixe na minha voz, que bater no meu coração, no sentimento”.

Dutra Junior tem duas filhas moças e a curiosidade vem, será que elas serão influenciadas pela música também? “Elas não têm esse lado artístico. A mais velha se formou em Odontologia e a minha caçula está fazendo faculdade de Arquitetura. Mas é claro que eu tenho bastante orgulho das minhas filhas pelos caminhos que elas optaram na vida”. No vídeo a seguir, cde 1976, seu pai canta um de seus maiores sucessos, Que queres tu de mim?


Festival da Seresta - Em Pernambuco, Altemar Dutra Junior tem dificuldade de dizer qual o show inesquecível, até pelo muito do tempo de estrada e de shows, além do carinho dos pernambucanos. “Mas eu acredito que entre tantos, as apresentações no Festival Nacional da Seresta sempre são um marco para mim. Quando sou convidado para me apresentar no festival, eu fico muito feliz porque o público canta junto, quer cantar com a gente. A energia é muito especial. O envolvimento com o Estado de Pernambuco é sempre muito grande, marca muito a minha carreira”, afirma.

O artista faz questão de reforçar o convite para suas apresentações em Pernambuco. “Olha só que maravilha. Vamos reforçar esses convites para os shows. Dia 17 é o primeiro show. Altemar Dutra Junior em Vertentes, na tradicional festa de São José. Depois, dia 19 no Clube das Pás. Dia 21 será no Beto’s Bar em Jaboatão dos Guararapes. E no Dia 23 no Frege, no Recife Antigo e logo depois em Paulista, na Comendador House, no Shopping North Way. Obrigado pelo carinho, e fiquem com Deus, Deus abençoe. Obrigado”, finaliza.

Pernambuco é quem agradece, querido!

Serviço:

Altemar Dutra Junior em Pernambuco

Festa São José das Vertentes
Data: 17/03/2024
Local: Pátio de Eventos Zé Miguel do Bar – Vertentes – PE
Atrações: Camila Moura, Altemar Dutra Junior e Zezo Potiguar

Clube das Pás
Data: 19/03/2024
Local: Clube das Pás - R. Odorico Mendes, 263 - Campo Grande, Recife – PE

Beto’s Bar
Data: 21/03/2024
Local: Av. Bernardo Vieira de Melo, 4738 - Candeias, Jaboatão dos Guararapes – PE

Frege – Recife Antigo
Data: 23/03/2024
Local: Av. Rio Branco, 155 - Recife, PE

Comendador House – Shopping North Way
Data: 23/03/2024
Local: Rod PE-15, km 16,5, 242, Centro - Northway, Paulista - PE