quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

Coleção Capiba é lançada em tarde de celebração da Casa de Maria nos jardins do Aria Social

 

A mais recente produção das artesãs da Casa de Maria foi lançada numa tarde de celebração nos jardins do Aria Social, em Piedade, na última terça-feira (12/12). Ao entardecer, bailarinas e bailarinos, convidadas e as próprias artesãs desfilaram para o público os acessórios e peças de decoração da Coleção Capiba, que tem direção criativa da designer paulista Luly Vianna.

Na passarela, as peças foram realçadas pela composição com os itens das marcas parceiras do evento: vestidos de linho Caroll Falcão, sandálias Vitalina e acessórios Verde Joias. A direção de cena foi de Romildo Alves, parceiro de longa data do Aria Social. O desfile foi embalado por frevo, maracatu e ciranda ao vivo, com a cantora Lua Costa, ex-aluna do Aria Social, e Manoel Junior e Charles Du Q, percussionistas integrantes do musical “Capiba, pelas ruas eu vou”.

Presidente do Aria Social, Cecília Brennand comemorou o sucesso e agradeceu a presença de todos que prestigiaram o trabalho da Casa de Maria. “Nesta tarde muito especial, coroamos um trabalho realizado com muita dedicação e compromisso”, disse Cecília. Ao final, a equipe de artesãs da Casa de Maria desfilou acompanhada dos filhos e filhas, alunos e alunas do Aria Social, num momento de grande emoção. “Estou feliz e realizada”, disse Elzy Soares, uma das artesãs mais antigas da Casa de Maria.

A designer Luly Vianna veio de São Paulo para o evento e destacou o trabalho coletivo de criação. “Eu não conhecia Capiba. Foi o máximo mergulhar na obra do compositor e na rica cultura pernambucana, ao lado dos artesãos e artesãs. Criamos juntos essa coleção que apresenta o universo de Capiba, com o frevo, a descontração e a irreverência que só tem aqui neste estado”, disse Lully, destacando a importância de o público apoiar iniciativas de “consumo com propósito”, que geram renda e trabalho para artesãos.


O público lotou a loja da Casa de Maria em busca dos itens da coleção que tem o crochê como carro-chefe. São 24 itens, incluindo nove modelos de bolsa (além de pochete, mochila e carteiras), chapéu bucket e chaveiros, e mais seis versões de almofadas, quatro variações de vaso e uma fruteira. As peças são agrupadas em cinco temas do universo de Capiba: frevo, Missa Armorial (título da obra-prima do compositor pernambucano), papangu, carnaval anos 30 e rosa amarela.

A coleção nasceu sob inspiração dos figurinos de Beth Gaudêncio para o musical “Capiba, pelas ruas eu vou”, que comemorou os 30 anos do Aria Social, já teve sete temporadas e retornará com mais temporadas em 2024. Os produtos são confeccionados com materiais sustentáveis, como barbante ecológico, fio de seda, brim, junco e palha de jornal.

Criada e gerida pelo Aria Social, a Casa de Maria capacita mães e familiares dos alunos da instituição em técnicas de artesanato, proporcionando a capacitação profissional, o empoderamento e a geração de renda para mais de 140 famílias em situação de vulnerabilidade econômica assistidas diretamente todo ano.

A cada temporada, a Casa de Maria convida estilistas, arquitetos e designers brasileiros para a criação de linhas de produtos. Já assinaram coleções em conjunto com as artesãs do projeto: o designer mato-grossense Sergio Mattos, as designers carioca Marcia Kemp (da marca de bolsas Nanacay) e pernambucana Gisela Moraes, a artista plástica pernambucana Julieta Cavalcanti.

O lançamento da Coleção Capiba teve o patrocínio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), Grupo Parvi, Usebens e Magnum. A montagem da coleção foi executada pela arquiteta Roberta Borsoi. Para o evento, a Casa de Maria contou com o apoio de Entrevinhos Store, Café do Brejo, Iquine e Selfit.

A Coleção Capiba está à venda na loja da Casa de Maria, na sede do Aria Social; pelo WhatsApp (81) 99442-8231 e na @casanordestesse . Siga no Instagram: @projetocasademaria e @projetoariasocial .


Sobre a Casa de Maria:
A Casa de Maria foi fundada em 2017 e tem como missão impulsionar o empreendedorismo social das mães e outros familiares dos alunos do Aria Social por meio da capacitação em um artesanato que tem como base a sustentabilidade e as tradições locais. A Casa de Maria nasceu dentro do Aria Social, quando as mães e responsáveis dos alunos começaram a trocar experiências em crochê enquanto aguardavam seus filhos nas aulas. O movimento foi percebido pela presidente do Aria Social, Cecília Brennand, que encampou a ideia e passou a oferecer oficinas de artesanato nas instalações do Aria.

Passados seis anos, a Casa de Maria se firma como um ponto de apoio, aprendizado e convivência, onde mães e familiares de alunos encontram suporte para impulsionar seus sonhos, garantindo a capacitação profissional e o empoderamento e gerando renda para mais de 140 famílias em situação de vulnerabilidade econômica assistidas diretamente todo ano.

O objetivo é fomentar a produção e comercialização de acessórios e objetos de decoração feitos manualmente, com insumos em sua maioria reciclados. As artesãs da Casa de Maria são remuneradas pelas peças produzidas e vendidas pelo projeto, com parte do valor revertida para a manutenção da instituição Aria Social.